Chuva volta ao Tocantins

21/09/2016 às 15:44
por Angela Ruiz

Oferecimento
Inverno termina quente

A passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia ajudou a levar umidade para o Tocantins estimulando a formação de muitas nuvens e pancadas de chuva pelo estado. Pelo menos até o domingo, as pancadas de chuva serão frequentes em muitas áreas do Tocantins.  

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, outra frente fria vai passar pela Bahia no começo da próxima semana o que ajuda a aumentar novamente as condições de chuva.

 

 

Inverno termina quente

 

Palmas termina o Inverno quente. Mas isto é normal. Agosto e Setembro são os meses mais quentes na capital do Tocantins. A temperatura neste inverno ficou muito acima da média Climatológica, tanto as máximas quanto as mínimas, explica a meteorologista Bianca Lobo, da Climatempo. 

 

De acordo com dados da estação convencional do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, desde o dia 01 de setembro até agora a média de temperatura máxima neste período está em torno de 38,7°C, sendo que a média normal é de 35,2°C, ou seja, a temperatura máxima está 3,5°C acima da média normal para o mês.

 

Em Junho a temperatura média (mínima e máxima observadas) foram de 22,7°C e 35,9°C, enquanto a normal climatológica é de 16,0°C e 32°C, respectivamente.

Em Julho, a média de mínima ficou em 21,6°C e de máxima 37,4°C, enquanto a normal é de 15,4°C e 32,4°C. Agosto, a temperatura média mínima foi de 23,1°C e de máxima 38,8°C, sendo que o normal é 16,6°C e 34,5°C.

 

Com relação a chuva, depois de um período muito seco, com baixos índices de umidade e segundo lugar em queimadas pelo Brasil voltou a chover na capital nos dias 18 e 19 de setembro, quando foram acumulados 24,5 milímetros e 14,2 milímetros, respectivamente.

 

De acordo com a Climatempo, sem o El Niño as condições são favoráveis ao retorno das chuvas de forma regular no Tocantins ao longo desta nova estação que começa nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, às 11 horas e 21 minutos, horário de Brasília.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

19°
min

34°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

14°
min

26°
max

0mm / 0%