Chuva no BR nos primeiros dias da primavera

22/09/2016 às 10:13
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/09/2016 às 10:14

Oferecimento
Nova frente fria no SE no fim de semana

Os primeiros 15 dias da primavera serão marcados pelo predomínio de tempo seco, com pouca chuva no centro-sul do Brasil. A influência do ar seco, de origem polar, vai dificultar a formação e permanência de áreas de instabilidade sobre o Sul. No Sudeste, a falta de chuva será mais sentida em São Paulo. No Centro-Oeste, pouca chuva é esperada para o Mato Grosso do Sul e áreas no extremo sul de Mato Grosso e de Goiás.

 

O mapa mostra a estimativa de chuva sobre o Brasil para o período de 15 dias, até 7 de outubro.

 

 

 

Já o centro-norte do Brasil será beneficiado por áreas de instabilidade provocadas pelo acúmulo de ar úmido e de calor e reforçadas pela passagem de frentes frias pelo norte de Minas Gerais e sul da Bahia.

A primavera de 2016 no Hemisfério Sul começa oficialmente em 22 de setembro, às 11h21, pelo horário de Brasília. Nos primeiros dias da nova estação, outra frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira, mas provoca pouca chuva. Esta frente fria avança sobre o Sudeste no fim de semana e chega ao sul da Bahia na segunda-feira, 26 de setembro, aumentando novamente as condições para chuva no centro-norte do país.

 

A meteorologista Josélia Pegorim faz um panorama da chuva sobre o Brasil nos próximos 15 dias.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%

Brasília - DF

18°
min

28°
max

5mm / 90%