Oferecido por
Nuvens carregadas e pancadas de chuva fortes voltaram a ocorrer sobre o centro-norte de Mato Grosso esta semana. Esta foi a região que recebeu os maiores volumes de chuva entre 9 horas do dia 21 e 9 horas de 22 de setembro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Juara acumulou cerca de 45 mm, o maior volume de chuva no Brasil neste período de 24 horas.
Confira os maiores acumulados de chuva no Brasil entre 9 horas de 21/09/16 e 9 horas de 21/09/16, pelo horário de Brasília.
O aumento de umidade que ocorreu sobre o norte de Mato Grosso facilitou a formação das nuvens carregadas. O calor tem sido intenso, com temperaturas próxima dos 40°C à tarde nos últimos dias. A passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia ajuda a manter as áreas de instabilidade.
A primavera começa com chuva no centro-norte de Mato Grosso, o que é uma ótima notícia para os agricultores que estão fazendo a preparação da terra para o plantio da nova safra de grãos. As áreas de instabilidade vão persistir sobre o Mato Grosso e as pancadas de chuva devem se espalhar por todo o estado nos próximos dias. Goiás e o Distrito Federal também devem ser beneficiados com chuva frequente nos próximos dias.