Fim de semana com ventania no Sul e no Sudeste

23/09/2016 às 11:26
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/09/2016 às 11:29

Oferecimento
Ciclone extratropical provoca vento forte

Ciclone extratropical provoca ventania no BR

 

Um novo ciclone extratropical se formou sobre o mar entre o litoral do Rio Grande do Sul e do litoral da província de Buenos Aires, na Argentina. A formação deste sistema já era esperada para esta sexta-feira e algumas áreas do Rio Grande do Sul começaram a sentir os ventos provocados por este ciclone extratropical.

Em Chuí, no extremo sul gaúcho, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de vento com 70 km/h às 3 horas da madrugada e outra alcançou 76 km/h às 4 horas. As fortes rajadas persistiam até o meio da manhã variando entre 60 km/h e 69 km/h até por volta das 10 horas. Em Jaguarão, rajadas de 63 km/h foram observadas às 4 e às 5 horas da madrugada. Em Canguçu ,as rajadas chegaram aos 58 km/h às 7 e às 8 horas da manhã desta sexta-feira. Todas as medições são do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Na imagem de satélite, a presença do ciclone pode ser observada pelas bandas de nuvens em forma de caracol sobre o mar entre o Uruguai e Argentina.

 

 

Nesta sexta-feira, o estado do Rio Grande do Sul é o que mais vai sentir as fortes rajadas de ventos do ciclone extratropical que podem alcançar até 100 km/h no decorrer do dia. O sul e o leste gaúcho, incluindo a Grande Porto Alegre e o litoral, são as áreas onde os ventos devem ser mais fortes e persistentes.

 

Fim de semana com ventania no Sul e no Sudeste

 

Este ciclone extratropical vai influenciar as áreas oceânicas do Sul e do Sudeste do Brasil no primeiro fim de semana da primavera. As embarcações devem redobrar a atenção por causa do grande risco de ventania, com rajadas que podem superar os 100 km/h em alto-mar e das grandes ondas. Confira os avisos da Marinha do Brasil!

 

 

 

No fim de semana, fortes rajadas de vento poderão ser observadas em áreas do Sul e do Sudeste associadas também com este ciclone extratropical. As áreas litorâneas devem sentir os ventos mais constantes e fortes.

Durante a segunda-feira, 26 de setembro, o ciclone extratropical se afasta da costa sul do Brasil e os ventos enfraquecem.

 

Mar agitado e ressaca

A ventania do ciclone deixa o mar agitado e grandes ondas vão passar pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Confira a previsão de altura das ondas!

 

No Climasurf você encontra a previsão da direção e altura das ondas para sua praia

 

Confira a estimativa de ventos para o fim de semana 24 e 25 de setembro de 2016

 

24/09 - sábado

 

Rio Grande do Sul: ventania constante com até 80 km/h no litoral, na Grande Porto Alegre e nas áreas serranas. Nas outras áreas gaúchas, rajadas com até 60 km/h.

Santa Catarina e Paraná: rajadas com até 60 km/h

São Paulo: rajadas com até 70 km/h no sul e no leste do estado, inclusive na Grande SP e no litoral.

 

Rio De Janeiro: rajadas com até 80 km/h

 

Espírito Santo: rajadas com até 50 km/h

 

25/09 - domingo

São Paulo e Rio De Janeiro: rajadas entre 50 e 60 km/h, mas nas áreas litorâneas, incluindo o Grande Rio, algumas rajadas de vento podem chegar aos 70 km/h

Espírito Santo: rajadas com até 70 km/h

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

30°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

19°
min

27°
max

10mm / 67%