Frente fria traz temporais para o Sudeste

23/09/2016 às 15:42
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ventos poderão passar dos 70 km/h

O primeiro fim de semana da primavera vai começar com sol em todo o Sudeste do Brasil, mas promete terminar com bastante chuva e temporais. Uma nova frente fria acompanhada por um grande ciclone extratropical se desloca pelo mar e vai passar rápido pelo litoral paulista neste sábado (24). Com o avanço dos dois sistemas, os ventos aumentam de intensidade com rajadas que poderão passar dos 70 km/h em São Paulo e chegar até 80 km/h no Rio De Janeiro. No Espírito Santo, os ventos sopram de moderada a forte intensidade com rajadas de até 50 km/h.  


A entrada da frente fria juntamente com o aquecimento pode provocar temporais entre a tarde e a noite deste sábado especialmente nas áreas de divisa  de São Paulo com Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e no centro-sul do Rio de Janeiro, inclusive no Grande Rio. Algumas pancadas de chuva já serão observadas em outras áreas do estado de São Paulo e do centro-oeste de Minas Gerais, mas com menor risco de chuva forte. 


No domingo a Climatempo alerta para o aumento da chuva e do risco de temporais. A frente fria avança um pouco mais passando pelo Rio de Janeiro chegando ao litoral do Espírito Santo. Todo o leste e sul de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, passam um domingo chuvoso com queda de temperatura. O Grande Rio fica com o tempo carregado e há previsão de chuva forte e volumosa. Essa chuva ainda se estende pela madrugada e a manhã da segunda-feira (26) na região metropolitana do Rio. A instabilidade ganha força e há risco de temporais com raios e rajadas de vento por todo o centro-norte do Rio de Janeiro, região serrana do estado, sul de Minas Gerais, Zona da Mata mineira, Grande Belo Horizonte, todo o centro-oeste de Minas Gerais e também o centro-sul do Espírito Santo. Em muitas áreas de Minas Gerais as pancadas de chuva podem começar já na manhã do domingo. Em Belo Horizonte e em Vitória, a virada no tempo está prevista para o meio da tarde e a noite.

Confira os volumes de chuva estimados para o Sudeste  até o dia 28 de setembro:

  

Chuva no ES no início da semana
A frente fria ainda vai deixar o tempo bastante instável com previsão de chuva em todo o Espírito Santo e no Vale do Rio Doce na segunda-feira (26). Volumes expressivos acima dos 30 mm poderão ser acumulados no período de 24 horas em algumas localidades. Os ventos também aumentam de intensidade sobre o Espírito Santo na segunda-feira. 

 

Veja também:

Fim de semana com ventania no Sul e no Sudeste

Mar agitado e risco de ressaca 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%