Centro-Oeste quente e seco

28/09/2016 às 12:03
por Angela Ruiz

Atualizado 28/09/2016 às 13:57

Oferecimento
Até o fim de semana, a umidade aumenta

A instabilidade perdeu força no Centro-Oeste e o sol forte volta a predominar na maioria das áreas da Região nesta quarta-feira. A temperatura sobe rápido. Os níveis de umidade do ar ficam cada vez mais baixos e várias áreas da Região poderão entrar em estado de alerta, nesta tarde. As áreas mais críticas devem ser o sul de Goiás e de Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Nestas regiões há maior probabilidade de que a umidade relativa do ar fique abaixo de 20%.

 

Amanhã (29), o ar seco e quente predomina em Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na maior parte de Goiás sem condições de chuva. As pancadas acontecem sobre o Mato Grosso e na divisa entre Goiás e Tocantins. 

 

Enquanto isso, a maior parte de Mato Grosso segue com registro de chuva e os trabalhos de plantio dentro do campo. O tempo quente e úmido tem colaborado para a formação de nuvens carregadas pelo estado o que garante a umidade no solo.

 

De acordo com os meteorologistas, até o fim de semana, as nuvens de chuva vão se espalhar cada vez mais sobre o Centro-Oeste, principalmente em áreas que estavam secas o que colabora também com o aumento da umidade relativa do ar. A sensação de calor continua. Com a umidade alta e o calor, muitas nuvens continuam se formando por toda a região e as pancadas de chuva serão frequentes, alerta a Climatempo.

 

 

Temperatura alta

O calor tem feito o termômetro subir no interior do Brasil. Nesta última terça-feira (27), o Instituto Nacional de Meteorologia mediu máxima de 38,3°C em Nova Xavantina (MT), a maior do país. Em Rondonópolis, o termômetro marcou 38,1°C, a terceira maior temperatura registrada.