Triângulo Mineiro muito seco

29/09/2016 às 12:38
por Maria Clara Machado

Atualizado 29/09/2016 às 17:35

Oferecimento
Região pode entrar em emergência

O ar está mais seco sobre a Região Sudeste do país e o sol brilha forte nesta tarde na maioria das áreas, com temperaturas elevadas. Os níveis de umidade relativa do ar podem novamente atingir valores críticos nas horas mais quentes do dia. O interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro foram duas regiões que chamaram a atenção com queda acentuada na umidade nos últimos dias.


Uberlândia já registra apenas 17% de umidade no início da tarde desta quinta-feira (29). Os valores podem cair mais e se aproximarem de 12% ou até abaixo disto, deixando a região do Triângulo Mineiro em emergência, segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). A parte central de Minas Gerais, sul e o norte do estado também deverão registrar baixos índices de umidade nas próximas horas. 


Ontem (28), os níveis de umidade do ar ficaram abaixo de 20% em muitas localidades de Minas Gerais. Em Ituiutaba, o menor valor de umidade registrado foi de 14%, segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Confira outras localidades que tiveram umidade do ar muito baixa: 

 

Retorno das pancadas de chuva 
A secura no ar no Triângulo Mineiro deve começar a melhorar a partir desta sexta-feira (30), quando há previsão de algumas pancadas de chuva para a região, mas bem localizadas. Nos próximos dias há condições de chuva para o Triângulo Mineiro, sul e leste de Minas Gerais e para a Grande Belo Horizonte. A região metropolitana e o leste de Minas Gerais, deverão ter maior umidade no sábado com o avanço de uma nova frente fria pelo litoral do Sudeste. 

Quer saber quando os nível de umidade do ar são preocupantes e o que fazer? 
Confira no Explicando o Tempo - Como se mede a umidade do ar

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Belo Horizonte - MG

19°
min

28°
max

10mm / 80%