Furacão atinge a Florida (EUA) nesta quinta

05/10/2016 às 15:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 05/10/2016 às 15:48

Oferecimento
Matthew tem ventos de quase 200 km/h

O governo da Flórida ordenou nesta quarta-feira a evacuação de imediata de áreas sujeitas a alagamento e das ilhas de Brevard County, condado onde fica Cape Canaveral, conforme informe divulgado pelo escritório de gerenciamento de emergências. Esta é a preparação para proteger as pessoas dos efeitos desastrosos que poderão ocorrer durante a passagem do grande furacão Matthew pela costa leste da Flórida.

O último furacão que passou pela Flórida foi Hermine, no começo de setembro, mas que veio pelo Golfo do México e atingiu a Flórida pela costa oeste. O Hermine foi o primeiro furacão que tocou o território da Florida desde o furacão Wilma, em 2005.

 

 

 

Depois de causar mortes, provocar enchentes e destruição no Haiti e na República Dominicana e de forçar a evacuação de milhares de pessoas no extremo leste de Cuba, o furacão Matthew avança nesta quarta-feira sobre as Bahamas devendo chegar à costa leste da Flórida nesta próxima quinta-feira.

 

 

 

O furacão Matthew teve ligeiro enfraquecimento na manhã desta quarta-feira baixando da categoria 4 para a 3 da escala Saffir- Simpson, que mede a intensidade dos furacões. Mas isto não significa que Matthew está menos perigoso. No boletim informativo do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) das 18 UTC (15 horas em Brasília) desta quarta-feira, considerava a possibilidade de Matthew voltar a se intensificar dentro de 24 horas ou 48 horas mantendo no mínimo a força da categoria 3.

 

No informe do NHC das 15 horas, em Brasília, desta quarta-feira, o olho do furacão Matthew estava a cerca de 115 km a norte/nordeste do cabo Lucrecia, em Cuba e também a 115 km ao sul de Long Island, nas Bahamas.

O furacão se movimentava para o noroeste com velocidade de 19 km/h. Os ventos máximos sustentados estavam em torno de 195 km/h, com rajadas maiores.
Ventos com força de furacão se estendem por até 75 km a partir do centro do sistema.

 

 

 

Mantendo a velocidade de deslocamento atual e a tendência de giro para noroeste, o furacão Matthew deve atingir a Flórida até a tarde desta próxima quinta-feira, mas deve passar toda a sexta-feira provocando chuva intensa e ventania por lá.

Ao avançar pelo litoral da Georgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte durante o próximo fim de semana, Matthew já deve estar enfraquecido e depois deve se desviar para o oceano.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%