Tempestade em Montes Claros (MG)

10/10/2016 às 09:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva diminui no Sudeste esta semana

Muitas áreas da cidade de Montes Claros, no norte do estado de Minas Gerais, foram alagadas por um temporal que caiu na noite do domingo. A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Montes Claros registrou 50,4 mm entre 20 horas e 21 horas do domingo, 9 de outubro. Esta quantidade de chuva tecnicamente foi muito elevada para um período de apenas 1 hora e correspondeu a cerca de um terço da média de chuva normal para outro que é de aproximadamente 150 mm. O acumulado total de outubro está em aproximadamente 90 mm. Em setembro, segundo o INMET, Montes Claros recebeu apenas 14 mm de chuva.

Uma rajada de vento chegou aos 79 km/h às 21 horas. Segundo a imprensa local, além de ruas alagadas, a ventania destelhou casas e danificou fachadas de imóveis. Houve também grande atividade elétrica.

Calor, umidade elevada e a presença de uma frente fria entre a Bahia, o Espírito Santo e Minas Gerais geraram as nuvens carregadas que provocaram o temporal.

Na manhã desta segunda-feira, chovia com fraca a moderada intensidade em várias áreas do norte mineiro, como em Januária, Serra dos Aimorés e Teófilo Otoni. Durante a tarde e a noite de hoje, com o ar abafado, outras nuvens mais carregadas voltam a se formar e novas pancadas de chuva com raios podem ocorrer em praticamente todas as regiões de Minas Gerais, exceto na Zona da Mata.

 

 

Chuva diminui e calor aumenta

O norte o nordeste de Minas Gerais, incluindo a região de Montes Claros e áreas como o Vale do Rio Doce do Rio Jequitinhonha ainda poderão ter pancadas de chuva nesta terça-feira. A chuva tende a ocorrer especialmente à tarde e à noite e podem ser moderadas em alguns locais.

A semana começou úmida e com pancadas de chuva, mas termina quente seca. Uma massa de ar seco ganha força sobre o Sudeste do Brasil a partir da quarta-feira e a disponibilidade de umidade vai diminuir. O sol e o tempo seco e quente vão predominar a partir de quarta na maioria das áreas de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio De Janeiro. O calor aumenta e as tardes serão bem quentes. As condições para chuva aumentam apenas sobre São Paulo.

 

Confira a previsão para a Região Sudeste para esta semana

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%