Furacão Nicole passa sobre Bermudas nesta quinta

12/10/2016 às 20:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Olho tem mais de 50 km de diâmetro

O arquipélago das Bermudas está em alerta máximo para a chegada do furacão Nicole no decorrer desta quinta-feira, 13 de outubro. Atualmente Nicole é um furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson que mede a potência dos furacões e vai até o grau 5.

As Bermudas devem começar a sentir os ventos com força de furacão na manhã desta quinta-feira. Além da ventania e da chuva torrencial, há risco também da ocorrência de tornados. Nos próximos dias, o mar fica extremamente agitado, com ondas com potencial destrutivo.

 

 

 

Na análise das 21:00 UTC (18 horas em Brasília) de 12 de outubro do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês), o furacão Nicole gerava ventos constantes de 175 km/h, com rajadas mais intensas da ordem de 200 km/h. Seu olho estava a 385 km ao sul/sudoeste das Bermudas e a pressão atmosférica mínima de sua baixa pressão era de 969 hPa.

A previsão é que Nicole ganhe ainda mais força e passe sobre as Bermudas como um furacão bastante forte.

 

 

Furacão pela segunda vez

Nicole voltou a ser um furacão pela segunda vez na tarde do dia 11. Desde o seu surgimento em 4 de outubro, esta tempestade já havia sido um furacão entre a tarde do dia 6 e o fim da manhã de 7 de outubro. Com seu enfraquecimento, voltou a ser uma tempestade tropical, mas com a reintensificação foi elevada a furacão novamente na tarde do dia 11. No fim da tarde da quarta-feira, 12, Nicole já era um furacão de categoria 2, mas com potencial para se intensificar um pouco mais.

Nicole é o sexto furacão da temporada de 2016 do Atlântico Norte.

 

Grande olho

O tamanho do olho de Nicole impressiona. Segundo o NHC, às 21 UTC do dia 12 de outubro, o diâmetro do olho deste furacão era de aproximadamente 55 km, ou 30 milhas náuticas. O olho de Nicole é o dobro do olho de Matthew que no seu auge teve diâmetro de 15 milhas náuticas, quase 28 km.

 

 

 

Curiosidade: a bermuda nasceu nas Bermudas

 

A bermuda, peça de vestuário mundialmente usada há décadas, foi originalmente criada nas Bermudas. O nome deste conjunto de ilhas, que é território ultramarino da Inglaterra, vem de seu descobridor, o espanhol Juan Bermúdez. Ele chegou às ilhas provavelmente entre 1503 e 1511. Os ingleses passaram a ocupar as Bermudas desde 1609 que então se tornou oficialmente colônia britânica em 1684.

Na época em que surgiu a bermuda, as mulheres da região não podiam mostrar as pernas. Para enfrentar o calor tropical, usavam calças mais curtas, com comprimento um pouco abaixo do joelho. Este tipo de vestimenta foi batizado de bermuda.

 

Nova catástrofe haitiana

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

28°
max

5mm / 90%