1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Interior do NE com alto risco de fogo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Interior do NE com alto risco de fogo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O ar voltou a secar esta semana por quase toda a Região Nordeste e além da falta de chuva, o calor intenso vem chamando a atenção. O interior do Piauí chegou a quase 44°C no início da semana. Esperantina, no norte do Piauí, registrou 43,8°C pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na última segunda-feira (10), uma das maiores temperatura do Brasil.

A estiagem e a seca prolongada fizeram 772 municípios decretarem situação de emergência no últimos meses e todos foram reconhecidos pelo Governo Federal. Os estados de Pernambuco e da Paraíba aparecem no topo da lista: 


Com a terra seca, os focos de incêndio se propagam com facilidade. O Piauí enfrenta uma grave situação com dezenas de focos de fogo espalhados pela capital Teresina e outros municípios como Parnaíba, Picos e Floriano. O risco de fogo e queimadas permanece elevado pelo menos por mais de uma semana. O Piauí registrou nas últimas 48 horas, 261 focos de incêndio segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, "o calor continua intenso e não há previsão de chuva por pelo menos 10 dias". 


A única chuva mais frequente que vem acontecendo esta semana é sobre o litoral da Bahia. Até segunda-feira (17), as chuvas vão continuar intercaladas por períodos de sol e poderão acumular volumes moderados. Outras áreas da costa leste nordestina terão chuva passageira, mas com pequeno volume. Veja os volumes estimados de chuva para a Região Nordeste nos próximos cinco dias: 

style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2016/10/1c83fe3c10755263de50ecd0a4835f63.jpg" alt="" />

A primavera é normalmente uma estação de pouca chuva e muito calor sobre o Nordeste. A chuva retorna ao oeste da Bahia e ao sul do Maranhão e do Piauí. Mas para a maioria das áreas no Nordeste, o sol forte, calorão e tempo seco são características comuns em dias dos meses de outubro, novembro e dezembro. 

Saiba mais sobre a tendência da primavera 2016 para o Nordeste. 






Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias