Nuvens negras sobre o RS

17/10/2016 às 10:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tempestades vão continuar

As fortes e grandes áreas de instabilidade que passam sobre o Rio Grande do Sul provocam muita chuva, ventania e granizo.

 

Nuvens sobre cidades gaúchas em 16/10/16

 

 

 

 

 

Desde a noite da sexta-feira, 14 de outubro, vários núcleos de nuvens muito carregadas se formaram sobre o norte da Argentina e avançaram para o Rio Grande do Sul e outros se desenvolveram sobre o próprio estado.

Na sequência de imagens de satélite, desde o fim da tarde do dia 16 até o começo da manhã do dia 17, é possível perceber a formação e o deslocamento dos aglomerados das nuvens carregadas. Todos eles fazem o caminho do continente para o mar. Os ventos das altitudes mais elevadas da atmosfera estão com direções que forçam o movimento nesta direção.

 

 

O fluxo de ventos sobre o Sul do Brasil vai permanecer desta forma por mais 48 horas. Até a noite da quarta-feira, 19, mais nuvens carregadas vão se formar e passar sobre o Rio Grande do Sul e sobre o oeste e o sul de Santa Catarina.

Eventos de ventania e chuva muito forte voltam a se repetir.

 

Veja a impressionante nuvem do tipo shelf cloud que passou pelo litoral norte do Rio Grande do Sul no domingo, 16 de outubro de 2016. As imagens foram feitas pelo capitão Romulo que trabalha para a Transpetro, quando as nuvens estavam chegando sobre Osório.

 

 

 

O grande volume de chuva e a ventania sobre o Rio Grande do Sul são impressionantes. Confira os registros do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

Em algumas áreas do Rio Grande do Sul, a quantidade de chuva acumulada apenas em 24 horas, entre o começo da manhã do dia 16 e o começo da manhã do dia 17 corresponde a quase toda a chuva normal para outubro.