Interior do NE terá um pouco de chuva

18/10/2016 às 15:34
por Maria Clara Machado

Oferecimento
VCAN vai influenciar a Região

Há mais de uma semana o ar voltou a secar bastante por quase todo o Nordeste. No interior da Região, o calor extremo também vem marcando presença. As temperaturas já passaram dos 40°C em diversas cidades do Piauí e do Maranhão. Essa secura do ar vai diminuir um pouco a partir da próxima quinta-feira (20), quando um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) na atmosfera vai influenciar a Região. 


A circulação do ventos do VCAN deve atuar até o final da semana favorecendo o aumento da umidade em áreas do sertão da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará e até de Pernambuco. O centro-sul do Maranhão e do Piauí, o norte e oeste da Bahia terão as pancadas de chuva mais frequentes e os maiores acumulados. 


Nos outros estados, a previsão é de pouca chuva em forma de pancadas muito localizadas. A chuva pelo Sertão do Nordeste ainda acontece de forma muito irregular e não altera o quadro de seca. Em toda a Região, são quase 800 municípios que estão em situação de emergência em razão da seca e da estiagem. 


Confira a chuva estimada para os próximos cinco dias no interior do Nordeste. Na maioria das áreas o acumulado varia de 10 a 30 mm. No centro-sul do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia, o acumulado de cinco dias pode alcançar os 50 mm.  


O calor de 40°C pode ser amenizado um pouco em alguns momentos de nebulosidade e de chuva, ainda assim as temperaturas vão continuar elevadas.