Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Volta a chover no SE e no CO

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

O grande aumento da temperatura especialmente no Sudeste, no Centro-Oeste e em parte do Sul do Brasil e a chuva torrencial sobre o Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina marcaram o começo da segunda quinzena de outubro de 2016.

O aumento do calor e está relacionado com a diminuição da chuva, que por sua vez foi consequência da intensificação de um grande sistema de alta pressão sobre o Brasil. A atuação da alta pressão reduz a umidade do ar, a nebulosidade e as condições para chuva. No Sul, ao contrário, a atuação de intensas baixas pressões geraram muitas áreas de instabilidade.

Nos próximos dias ocorre uma grande mudança no padrão de pressão e da circulação dos ventos sobre o Brasil. O sistema de alta pressão enfraquece, o que vai permitir que frentes frias votem a avançar pela costa da Região Sudeste e também que as áreas de instabilidade se redistribuam pelo interior do país.

Nos próximos 15 dias, até o início de novembro, a chuva dá uma trégua no Sul, volta a chover sobre o Sudeste, sobre o Centro-Oeste e em parte da Região Norte e até do Nordeste, mas a maioria das áreas do Nordeste fica com tempo seco.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a nova distribuição da chuva sobre o Brasil que começa a ocorrer após o dia 22 de outubro.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias