Volta a chover forte no Sul

31/10/2016 às 11:51
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Feriado será com temporais

Depois de um fim de semana com muito sol e tempo seco, o tempo volta a ficar instável na Região Sul do Brasil. Uma acentuada queda da pressão atmosférica começa a ocorrer novamente sobre o norte da Argentina na noite desta segunda-feira, 31 de outubro gerando um forte sistema de baixa pressão atmosférica. As simulações atmosféricas indicam que o valor mínimo da baixa pressão poderá alcançar até 994 hPa.

Nas próximas 48 horas, esta baixa pressão atmosférica será alimentada por ventos quentes e úmidos que avançam do centro-norte do Brasil em direção ao Paraguai e ao norte da Argentina, e vai se juntar com uma frente fria que chega ao Rio Grande do Sul até a noite desta terça-feira, 1 de novembro.

Esta é uma combinação de condições atmosféricas típica para gerar tempestades severas. A população da Região Sul deve ficar atenta com a previsão do tempo nos próximos dias, pois a chuva forte e as intensas rajadas de vento voltam a ocorrer já nesta terça-feira.

O Rio Grande do Sul volta a ter chuva muito volumosa nesta terça-feira, que já deve amanhecer com tempo instável em grande parte do estado. O oeste da de Santa Catarina e do Paraná voltam a ter temporais também e que podem começar já pela manhã. Nas outras áreas destes estados, as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite e não se pode descartar o risco de chuva forte.

O mapa mostra a estimativa do volume de chuva que poderá ser acumulado sobre o Sul do Brasil até o dia 4 de novembro.

 

 

Feriado com temporais

O feriado de Finados na quarta-feira, 2 de novembro, será marcado por nuvens carregadas e muita chuva sobre o Sul do Brasil. A frente fria avança até o Paraná associada com grandes áreas de instabilidade sobre a Região. O tempo fica seco, mas com temperatura amena, só no sul gaúcho. Há risco de temporais no Paraná, em Santa Catarina e no norte gaúcho. Na Grande Porto Alegre e na parte central do Rio Grande do Sul, a chuva vai parando no decorrer do dia.

A semana segue com sol e predomínio de tempo seco no Rio Grade do Sul, mas Santa Catarina e Paraná ainda poderão ter eventos de chuva forte até a sexta-feira.

 

Nível dos rios

Quase todo o Sul do Brasil termina outubro de 2016 com chuva bastante acima da média normal. A chuva volumosa da segunda quinzena do mês deixou os rios com níveis muito elevados especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com a chuva prevista para os próximos dias, há risco de maior elevação do nível dos rios e de enchente.

 O mapa mostra a anomalia de chuva (diferença em relação à média de chuva normal para o mês) de outubro no Sul do Brasil. Os tons de azul representam acumulados de chuva acima da média histórica para o mês.

 

 

 

O ar polar e o sol do fim de outubro

 A passagem do ar polar sobre a Região Sul do Brasil no último fim de semana de outubro deixou o ar seco. A diminuição da umidade do ar permitiu que quase todo o Sul tivesse um bonito fim de semana de sol e céu azul, um tempo firme como não se via há cerca de duas semanas. O frio das noites e do amanhecer trouxe a lembrança do outono.

Foi o tempo firme causado pelo ar polar que possibilitou as belas imagens do nascer e do por do sol. Confira algumas imagens que foram compartilhadas com a Climatempo.

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

27°
max

20mm / 83%