Frente fria fica parada no RJ hoje

03/11/2016 às 11:15
por Josélia Pegorim

Atualizado 04/11/2016 às 10:18

Oferecimento
Resende acumulou mais 100 mm/24h

A frente fria que chegou ontem ao Rio De Janeiro deixou o tempo instável. Já choveu nas últimas 24 horas em praticamente todas as regiões fluminenses, porém a chuva mais persistente na manhã desta sexta-feira ainda caía sobre o centro-sul do estado.

A imagem de satélite, das 9h de 4 de novembro, hora de Brasília, mostra a nebulosidade da frente fria sobre o Rio de Janeiro que se estende também sobre parte de Minas Gerais e de São Paulo. As nuvens com maior potencial para chuva são representadas pelas manchas azuis e verdes.

 

 

As áreas de instabilidade da frente fria ficam quase paradas sobre o Rio de Janeiro no decorrer desta sexta-feira e provocam mais chuva. O tempo permanece instável também na região da cidade do Rio de Janeiro. Ainda há risco de chuva moderada a forte em alguns momentos, mas em geral em raios. O Norte Fluminense pode ter alguns períodos com sol e as condições para chuva são menores do que nas outras regiões do estado do Rio.

A temperatura fica amena com a combinação da chuva, falta de sol e ar polar.

 

Confira alguns volumes de chuva acumulados em 24 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

Confira a temperatura para cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias.

 

A foto mostra a nebulosidade da frente fria vista da região de Mangaratiba, em 3 de novembro de 2016

 

 

Fim de semana com temperatura amena

A influência da frente fria ainda será sentida no sábado em todo o estado do Rio de Janeiro. A nebulosidade e a chuva persistem, mas com menor risco de chuva forte. A temperatura fica amena por causa da presença do ar polar e da falta do sol. O calor diminui também no Norte Fluminense. Quem for passar o fim de semana nas cidades serranas terá sensação de frio o dia todo.

A nebulosidade e as condições para chuva no estado do Rio diminuem no domingo com o maior afastamento da frente fria. O sol reaparece, mas entre muitas nuvens. Ainda pode chover, inclusive no Grande Rio, mas a chuva será fraca. A temperatura tem ligeira elevação, mas o domingo ainda não será um de muito calor.

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre o efeito desta frente fria na Região Sudeste.

 

 

 

Tempestade em Resende

A chegada de uma frente fria mudou o tempo no Grande Rio e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira. Nuvens bastante carregadas avançaram de São Paulo e do Sul de Minas e provocaram chuva muito forte especialmente no Sul Fluminense. Na região de Resende, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 86,4 mm de chuva em apenas 3 horas, entre 18h e 21h, sendo que mais da metade da chuva, 41,2 mm, caíram entre 18h e 19h.

O volume chuva sobre Resende foi extremamente elevado. A média de chuva para novembro fica em torno de 180 mm. Ou seja, choveu quase metade da média em 2 horas!

 

 

Confira a tendência da chuva para o Brasil para 15 dias.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%