Temporais no sul do Espírito Santo

12/11/2016 às 17:11
por Aline Tochio

Oferecimento
Feriado será marcado por muita chuva no Estado

O fim de semana começou com sol forte e calor no Espírito Santo. A temperatura subiu bastante no Estado no decorrer da manhã. Mas com todo esse aquecimento e com a presença de instabilidades na atmosfera, houve condições para a formação de nuvens muito carregadas.

 

Em Alegre, no sul do Estado, a temperatura chegou a 34ºC às 13h deste sábado, 12. Porém, logo no começo da tarde, um temporal desabou sobre a cidade. O INMET registrou 64 milímetros de chuva entre 13h e 15h e a temperatura despencou de 34 para 21ºC em menos de 1 hora. As rajadas de vento na cidade chegaram a 66 km/h. Na imagem de satélite é possível ver as nuvens carregadas em tons de azul e branco.

 

 

O radar meteorológico de Santa Tereza, operado pela Aeronáutica, registrou vários temporais no sul do Espírito Santo, que chegaram a atingir também a cidade de Guarapari, na Grande Vitória. Os pontos em laranja e vermelho indicam as chuvas mais intensas.

 

Mais chuva nos próximos dias

 

O restante do fim de semana prolongado será marcado por muita instabilidade no Espírito Santo. No domingo, 13, o sol aparece entre muitas nuvens e ainda pode chover forte a partir da tarde. Mas entre segunda e terça-feira, uma forte instabilidade, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica, avança do Centro-Oeste para o Sudeste do Brasil, trazendo nuvens muito carregadas para o Espírito Santo. Nesses dias há previsão de chuva forte e volumosa, com potencial para alagamentos, raios e rajadas de vento.

 

De acordo com o INMET, em novembro normalmente chove entre 140 e 200 milímetros no Espírito Santo. A chuva nos próximos dias será volumosa e muitas cidades capixabas podem ter a chuva de todo o mês em apenas 36 horas. Confira no mapa abaixo a previsão de volume de chuva.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

24°
min

31°
max

10mm / 67%