Ariquemes(RO): quase 100mm em 1h

18/11/2016 às 15:43
por Angela Ruiz

Oferecimento
Volume foi excepcional e raro

Um fato muito raro chamou a atenção dos meteorologistas da Climatempo. Na noite desta última quinta-feira (17), ocorreu uma tempestade excepcional em Ariquemes, cidade localizada ao norte de Rondônia. Segundo dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia em apenas, uma hora, choveu 97,2 milímetros.

 

 

Tecnicamente esse é um valor de chuva extremamente excepcional, raro e elevado para um período tão curto em qualquer época do ano e mais, em qualquer lugar. Uma quantidade de chuva como foi registrada em Ariquemes é capaz de causar grandes alagamentos e rápida elevação de córregos. Ainda segundo o Inmet, em seis horas o acumulado chegou a 129,6 mm.

 

Para o os próximos dias, o tempo segue instável na maior parte do Norte do Brasil. As nuvens carregadas continuam a se formar na maior parte dos estados e a instabilidade se espalha. As pancadas de chuva podem ser fortes em vários momentos do dia. Em outras áreas, pode cair em forma de tempestades. O mapa de chuva mostra que até o dia 23 de novembro, várias localidades da região pode acumular volumes de chuva superiores a 100 milímetros.

 

 

A tendência é que ao longo de toda essa segunda quinzena de novembro as chuvas continuem mais concentradas sobre a região centro-norte do Brasil.