Mais frio à vista?

19/11/2016 às 15:52
por César Soares

Oferecimento
Novembro pode terminar com nova onda de frio

A passagem de frentes frias sobre o centro-sul do Brasil tem sido frequente desde o início da primavera. E logo após as pancadas de chuva trazidas pelos sistemas frontais, as massas de ar polar também têm se apresentado e favorecendo a queda da temperatura.

Para termos uma ideia, a temperatura mínima na cidade de São Paulo chegou aos 12,2°C no sábado (19) que é 4,4°C abaixo da média normal para o mês que é 16,6°C, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Geada foi registrada nas áreas de serra do Sul do Brasil, onde as temperaturas ficaram muito próximas de 0°C. E a tendência indica que o frio ainda não acabou.

 

 

Mais uma onda de frio entre o fim de novembro e início de dezembro?

 

 

A entrada de uma nova massa de ar polar vai fazer com que o frio se espalhe novamente sobre o centro-sul do Brasil entre os últimos dias do mês de novembro e o início de dezembro.

Como a alta polar vai se deslocar a princípio para o Rio Grande do Sul, estas áreas serão as primeiras áreas que sofrerão a queda de temperatura. Após trazer o frio para o Sul, o ar polar vai deslocar para áreas do Sudeste, onde a temperatura também tende a cair. Confira no mapa de temperatura mínima média para o período a queda de temperatura.

 

Clique no mapa e veja a previsão para todo o Brasil

 

No mapa os tons em roxo representam temperaturas mínimas abaixo de 10°C. As áreas onde as temperaturas caem mais são as serras e planaltos do Sul e do Sudeste, que além do ar polar também têm o reforço da altitude que incentiva o frio, uma vez que atmosfera tende a aquecer da superfície para as áreas mais altas.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%