ALERTA

1 notificações

Chuva enfraquece sobre o Nordeste

21/11/2016 às 09:58
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/11/2016 às 13:11

Oferecimento
Choveu forte no sertão da Bahia

A passagem de uma frente fria sobre a Bahia no fim de semana estimulou a formação de fortes áreas de instabilidade sobre este estado, sobre o Maranhão e o Piauí. A região de Pilão Arcado, no sertão baiano registrou mais de 137,8 mm entre 9h do dia 20 e 9h de 21 de novembro de 2016,  pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), superando a média histórica para novembro que é de aproximadamente 80 mm. Barra, acumulou cerca de 68 mm neste período e Remando, 48 mm.

Entre a noite do domingo, 20, e a madrugada desta segunda-feira, 21, ainda choveu muito no interior do Maranhão. A região de Grajaú acumulava quase 74 mm até 9h, pelo horário de Brasília.

 

Instabilidade enfraquece

 A semana começou com muita chuva em alguns estados do Nordeste, mas o tempo seco volta a predominar nos próximos dias. As áreas de instabilidade já haviam enfraquecido muito no começo da manhã desta segunda-feira, 21. As imagens de satélite entre a noite do dia 20 e fim da madrugada do dia 21 mostraram a diminuição das nuvens carregadas, que aparecem como manchas vermelhas e em azul claro.

 

 

 

A frente fria que atingiu a região de Salvador se afasta cada vez mais do litoral baiano e a partir desta terça-feira não terá mais influência no Nordeste. Uma outra frente fria deve chegar no fim da semana ao litoral sul da Bahia, mas não terá força para provocar tanta chuva como a frente fria que passou pelo estado no fim de semana.

Uma massa de ar seco ganha força novamente sobre o Nordeste esta a semana e o tempo seco vai predominar. Pouca chuva está sendo esperada para o Nordeste até o fim de novembro, como mostram os mapas abaixo com a estimativa do volume de chuva.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

12mm / 90%

Salvador - BA

24°
min

32°
max

0mm / 0%