Tempo seco continua no Sul

22/11/2016 às 12:51
por Angela Ruiz

Atualizado 22/11/2016 às 12:58

Oferecimento
Semana pode terminar com temporais

A chuva deu uma trégua no Sul e o ar seco de origem polar atua sobre a maior parte da região. O amanhecer tem sido frio em várias áreas da região. Para se ter uma ideia, a menor temperatura registrada no país hoje (22), foi em Bagé, no Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o termômetro registrou 7,8°C. Em Encruzilhada do Sul, a temperatura mínima registrada foi de 8,4°C, ainda segundo o Inmet. 

 

 

A ausência da chuva durante esta semana na maior parte do Sul do país preocupa alguns produtores com relação aos níveis de umidade no solo. Algumas cidades já registram mais de 10 dias sem um gota de chuva agravando o quadro de estiagem que está sendo observado nas lavouras. A elevação da temperatura no período da tarde também é ruim para áreas agrícolas que não receberam bons volumes de chuva ao longo deste mês. Com o baixo nível de umidade no solo a evaporação será maior prejudicando ainda mais o desenvolvimento das culturas. 

 

As pancadas de chuva estão acontecendo sobre pequenas áreas do leste catarinense e do Paraná, mesmo assim de forma isolada, fraca e irregular. A tendência é que à partir de sábado (26),  a instabilidade volte a aumentar sobre o Sul com a chegada de uma nova frente fria o que aumenta as condições de chuva por toda a região.