ALERTA

1 notificações

Nuvens carregadas crescem no Sul

24/11/2016 às 17:22
por Maria Clara Machado

Atualizado 25/11/2016 às 11:13

Oferecimento
Risco de temporais no fim de semana

A sexta-feira começou com pancadas de chuva em alguns locais do norte/nordeste do Rio Grande do Sul, do centro-oeste de Santa Catarina e do sudoeste/sul do Paraná. Apenas do início da manhã até às 10 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 19,0 mm em Dionísio Cerqueira (SC), 12,8 mm em Lagoa Vermelha (RS), 12,2 mm em Passo Fundo (RS) 12,2 mm. A região de Planalto e de Foz do Iguaçu, no Paraná, São Miguel do Oeste, em Santa Cataria, Tupaciretã, Ibirubá e Vacaria, no Rio Grande do Sul acumularam de 0mm a pouco menos de 10,0mm.

 

Áreas de instabilidade começaram a se desenvolver mais cedo do que o esperado e no decorrer desta sexta-feira as pancadas de chuva com raios se espalham por quase toda a Região. Há condições para raios e para chuva moderada a forte em alguns momentos. Nas capitais, só há previsão de chuva para a Grande Porto Alegre.

Apesar das pancadas de chuva, a Região Sul tem um dia de calor.

 

Ar seco e calor

A redução da chuva sobre o Sul do Brasil chamou a atenção esta semana. Municípios do interior gaúcho ficaram entre os lugares mais secos do país. Nesta quinta-feira (24), o nível de umidade do ar caiu para 15% em Santa Rosa e para 12% em São Luis Gonzaga. O calor também aumentou com os termômetros chegando a 37,2°C em Diamante do Norte e em Cidade Gaúcha, ambas no Paraná. Foram as maiores temperaturas do Sul nesta quinta segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).  


 


Fim de semana 
As condições de chuva voltam a aumentar durante o fim de semana. Um novo sistema de baixa pressão atmosférica vai influenciar o Sul favorecendo a formação de nuvens carregadas. Já no sábado (26), há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde e que podem ser fortes pelos três estados da Região. No domingo (27), a instabilidade aumenta e áreas do Rio Grande do Sul, em especial poderão ter chuva volumosa. Há risco de temporais em toda Região. O início da semana vai seguir instável com chuva forte.


Acompanhe no mapa o acumulado de chuva estimado para os próximos dias no Sul do Brasil: 


Quer saber como a falta de chuva afetou as culturas no campo nos últimos dias? 

Acesse o nosso canal Agroclima!

 

   

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

15°
min

27°
max

0mm / 0%

São Luís - MA

25°
min

32°
max

5mm / 80%