Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Novembro termina com frente fria

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Novembro de 2016 vem sendo marcado por muita chuva no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil. A passagem de várias frentes frias ajudou a formar a manter as áreas de instabilidade sobre estas Regiões. Mesmo assim, para a maioria das áreas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, novembro chega ao fim devendo muita chuva.

Em Campo Grande, por exemplo, capital de Mato Grosso do Sul, a média de chuva para novembro é de aproximadamente 110 mm, mas pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em 25 dias só choveu cerca de 63 mm. Na cidade de São Paulo choveu aproximadamente 150 mm até o dia 25 de novembro, valor que está ligeiramente acima da média normal par o mês.

Na Região Sul, a chuva de novembro também foi escassa até agora no Paraná e em Santa Catarina, mas já choveu mais do que normal em várias do Rio Grande do Sul. A chuva de novembro está abaixo da média nas três capitais do Sul. A maior deficiência é em Florianópolis onde em 25 dias só chovei 30% da média normal para o mês.

 

 

Uma nova frente fria vai fechar o mês de novembro. Esta frente chega ao Rio Grande do Sul no domingo e vai ajudar a reforçar as áreas de instabilidade que voltaram a se formar sobre a Região na sexta-feira, 25, provocando fortes pancadas de chuva.

Esta frente fria terá um papel importante no fim de novembro, pois deve favorecer chuva generalizada também para o Mato Grosso do Sul e para São Paulo.

A passagem desta frente fria pelo Sul, e depois sobre parte do Centro-Oeste e sobre o Sudeste vai favorecer a ocorrência de chuvas fortes.

No Sul, o domingo e a segunda-feira são os dias com maior potencial para temporais. Em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no centro-sul do Rio De Janeiro e de Minas Gerais, o risco de temporais é maior na terça e na quarta-feira.

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre esta última frente fria de novembro.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias