Sul do BR: calor e temporais

26/11/2016 às 09:21
por Fabiana Weykamp

Atualizado 26/11/2016 às 17:17

Oferecimento
Áreas de instabilidade e a aproximação de uma frente fria vão formar nuvens carregadas sobre a Região Sul ao longo deste fim de semana.

O fim de semana começou com sol na maior parte da Região Sul do Brasil e a temperatura fica bastante elevada neste sábado.

 

Apenas na faixa leste de SC e do PR é que o sábado começou nublado, e até com garoa/chuva leve em alguns pontos, inclusive nas capitais Curitiba e Florianópolis, mesmo assim, a tendência é que o sol também apareça ao longo do dia nestas áreas.

 

No entanto, uma grande virada no tempo é prevista para o decorrer deste fim de semana.

 

Um sistema de baixa pressão que atua entre o Paraguai e o norte da Argentina, irá favorecer a formação de áreas de instabilidade que avançam para a Região Sul. Além disso, amanhã (27), uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e estimula ainda mais a formação de nuvens carregadas.

 

Entre a tarde e a noite deste sábado, há previsão de pancadas de chuva pelo interior da Região Sul, que já podem cair fortes em áreas isoladas. No domingo (27), a instabilidade aumenta e já pela manhã são esperadas pancadas de chuva por grande parte do Rio Grande do Sul e também no extremo oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. No decorrer da tarde e da noite, a chuva atinge as demais áreas da Região.

 

Apesar do aumento das condições de chuva nesse domingo, o tempo continuará muito quente na maior parte do Sul do país. Apenas na segunda-feira (28) é que o ar polar que acompanha a frente fria irá provocar queda significativa de temperatura na Região.

 

A Região fica em alerta no domingo para chuva forte, raios, ventania e queda de granizo. Os maiores volumes são previstos para a Fronteira do Rio Grande do Sul e a Campanha Gaúcha, mas toda a Região está sujeita à temporais no decorrer do dia.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

26°
max

20mm / 90%

Curitiba - PR

18°
min

27°
max

25mm / 80%