Nova frente fria chega ao ES

29/11/2016 às 19:08
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mais chuva para MG e ES

Voltou a chover forte nesta terça-feira em várias áreas do centro-sul de Minas Gerais por causa da chegada de outra frente fria ao litoral fluminense. Em Barbacena, na Zona da Mata Mineira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 45,0 mm em apenas 1 hora, entre 16h e 17h. Em Ibirité, na Grande Belo Horizonte, choveu quase 24 mm entre 17h e 18h.

 

A chuva caiu forte por mais de meia hora em Gonçalves, no Sul de Minas

 

 

Esta frente fria está em deslocamento pelo mar e segue para o Espírito Santo, onde o tempo muda de vez nesta quarta-feira.

 

Marechal Floriano volta a ficar com nuvens carregadas como ocorreu no dia 17/11/16 (foto)

 

[eBook] Perigo dos sistemas de tempo severo na construção civil

 

A presença desta frente fria estimula o crescimento de áreas de instabilidade sobre o interior da Região Sudeste. Nesta quarta-feira, a maior quantidade de nuvens carregadas e o maior risco de chover forte são esperados para os estados do Rio De Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo. A chance de chuva forte é pequena apenas para o norte capixaba e para o norte/nordeste mineiro

Chuvas volumosas e fortes voltam a ocorrer nesta quarta-feira também sobre áreas do Sul de Minas e da Zona da Mata Mineira.

 

 

BH e Vitória

A região metropolitana de Belo Horizonte e de Vitória também estão sujeitas a chuva forte nesta quarta-feira. A chuva pode cair a qualquer hora, várias vezes no decorrer do dia tanto Belo Horizonte como em Vitória. Há risco de raios.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o volume de chuva acumulado em Belo Horizonte, até às 10h do dia 29, estava 7% abaixo da média histórica. Em Vitória, o total de chuva em 29 dias de novembro estava 29% acima da média normal.

 

Mais chuva em dezembro

 A chuva da segunda quinzena de novembro caiu forte sobre Minas Gerais sobre o Espírito Santo e a chuva não vai parar em dezembro. Os primeiros dias do mês reservam chuvas fortes para os dois estados.

As áreas de instabilidade que crescem sobre o Sudeste com a passagem da nova frente fria até enfraquecem entre quinta e sexta-feira, mas voltam a intensificar a partir da noite de sexta-feira, quando pode chover forte no oeste de Minas Gerais. Durante o fim de semana, 3 e 4 de dezembro, a passagem de uma área de baixa pressão atmosférica deixa o tempo muito instável e forma grandes áreas de chuva, que devem se prolongar por muitas horas.

 

O mapa abaixo mostra a estimativa de chuva sobre a Região Sudeste até o dia 4 de dezembro de 2016. As cores representam a quantidade de chuva prevista até o fim do período de cinco dias. Os tons de verde indicam volumes acumulados acima de 100 mm.

 

 

 

Pensando no fim de semana? Explore o Clima de Viagem!

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%

Belo Horizonte - MG

19°
min

26°
max

10mm / 90%