1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Tempestade subtropical Eçaí provoca mudanças no BR
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempestade subtropical Eçaí provoca mudanças no BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A Marinha do Brasil nomeou outra tempestade subtropical. Seu nome é Eçaí, que em Tupi-Gurani quer dizer "olho pequeno" e surgiu na noite de 4 de dezembro de 2016 a partir da intensificação de uma baixa pressão atmosférica que se formou no interior do continente, entre o Brasil e o Paraguai, e deslocou para a costa, entre São Paulo e Santa Catarina.

 

 

 

Na análise sinótica de 00h UTC de 5 de dezembro, 22h de 4 de dezembro, pelo horário de Brasília, o centro da baixa pressão de Eçaí era de 994 hPa.

 

 

A carta sinótica de 12h UTC de 4 de dezembro, 10h de 4 de dezembro, mostrava apenas uma baixa pressão atmosférica entre o litoral sul de São Paulo e Santa Catarina.

 

 

Durante seu processo de formação, provocou rajadas de vento de 118 km/h no domingo, 4 de dezembro, no aeroporto de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Entre 2h e 5h da madrugada ocorreram 5 rajadas de vento muito fortes, todas acima de 70 km/h. Além desta de 118 km/h às 4h41, às 4h já havia ocorrido uma rajada de 94 km/h e às 5h ocorreu outra com 107 km/h.

Na cidade catarinense de Bom Jardim da Serra, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou diversas rajadas de vento acima dos 100 km/h entre 18h do domingo, 4, e 2h da madrugada desta segunda-feira, 5 de dezembro. A mais intensa chegou aos 108 km/h, à meia-noite.

 

Mar agitado e ressaca

A tempestade subtropical Eçaí continua se movendo nesta segunda-feira entre o litoral de Santa Catarina e do sul do Rio De Janeiro provocando fortes rajadas de vento sobre o mar. A ventania deixa o mar muito agitado e há risco de ressaca

Confira o alerta emitido pela Marinha do Brasil sobre a ressaca entre o Rio Grande do Sul e a região de Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro. O alerta vale até 10h (Brasília) desta terça-feira, 6 de dezembro.

 

AVISO NR 1678/2016

AVISO DE RESSACA

EMITIDO ÀS 1230 HMG – SAB - 03/DEZ/2016

RESSACA ENTRE TRAMANDAÍ (RS) E ARRAIAL DO CABO (RJ) A PARTIR DE 040300 HMG. ONDAS DE SW/SE 2.5/3.0 METROS.

VÁLIDO ATÉ 061200 HMG.

ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 1673/2016.

Chuva forte

A baixa pressão atmosférica associada a Eçaí provocou muita chuva sobre o litoral de Santa Catarina no fim de semana. Em Santo Antonio de Lisboa, distrito de Florianópolis, capital de Santa Catarina, choveu 161 mm em 72 horas, 06h do dia 02/12/2016 às 06h do dia 05/12/2016, pela medição foi do Epagri-Ciram*.

 

 

 

 

Eçaí é a segunda tempestade subtropical que se forma na costa leste do Brasil em menos de 1 mês. No dia 15 de novembro houve a formação da tempestade subtropical Deni. No Brasil, o nome dos ciclones subtropicais intensos, que evoluem para tempestade subtropical, é dado pela Marinha do Brasil. A próxima receberá o nome de Guará, "ave das águas" em Tupi - Guarani.

Ciclones subtropicais na costa sul brasileira são mais comuns no fim do verão.

 

Entenda a diferença entre ciclone subtropical, ciclone extratropical e ciclone tropical

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias