Será que vem mais chuva para a Bahia?

12/12/2016 às 17:03
por Maria Clara Machado

Atualizado 12/12/2016 às 17:05

Oferecimento
Veja a tendência para todo o NE

A semana começou com bastante chuva pelo oeste e sul da Bahia. A umidade está elevada e as áreas de instabilidade espalham muitas nuvens carregadas por grande parte do interior da Bahia. Vitória da Conquista, no sul da Bahia, acumulou 31,8 mm entre o final da manhã e a tarde desta segunda. Guanambi,  no oeste, próximo a divisa do estado com o norte de Minas Gerais, teve mais chuva ainda e o volume alcançou 77 mm só no período de doze horas. Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).



A chuva vai continuar favorável pelo interior da Bahia nos próximos dias. A circulação dos ventos sobre o Nordeste vai ajudar a manter  a umidade alta sobre o interior baiano. Mais áreas de instabilidade vão se formar e a previsão é de pancadas de chuva frequentes, especialmente sobre o oeste e sul do estado. Há risco de chuva forte. No sul do Maranhão e do Piauí também vão ocorrer pancadas de chuva com frequência essa semana.


Uma frente fria que passa pelo mar no Sudeste também vai alcançar o sul da Bahia na quinta-feira (8) e deve contribuir para manter as condições de chuva. 

Entretanto, o Ceará, o Rio Grande do Norte e quase todo o leste do Nordeste vão permanecer secos, ou apenas com chuva rápida, de pouco volume. É bom lembrar, que dezembro ainda não é época de chuva nesta parte da Região.   

Confira o acumulado de chuva estimado para os próximos cinco dias em todo o Nordeste:


Veja também:
 
Mais de 100 mm/24horas no Vale do Rio Doce (MG)

 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

23°
min

33°
max

10mm / 90%