Temperatura vai mudar em SP

13/12/2016 às 21:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria passa pelo litoral nesta quarta

Uma nova frente fria avança rapidamente sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira e alcança o litoral de São Paulo mudando os ventos sobre o estado. Esta frente fria é especial porque vem associada a uma massa de ar polar forte, para os padrões de dezembro.

O impacto do ar polar com o ar muito quente e úmido que está sobre o estado de São Paulo vai contribuir para a formação de nuvens carregadas em algumas regiões pelo interior paulista. No oeste paulista, o sol predomina e o tempo fica seco. Nas demais áreas do interior, o sol também aparece, faz calor e há previsão de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite, com até moderada intensidade.

No litoral, na Grande São Paulo, e também nos Vales do Paraíba e do Ribeira, o sol ainda aparece nesta quarta-feira, mas muitas nuvens se formam e o céu fica cada vez mais nublado ao longo do dia. Há condições para chuva de fraca a moderada intensidade, que pode acontecer a qualquer hora e também ocorrem rajadas de vento entre 40 e 60 km/h. O ar mais fresco poderá ser sentido no período da noite, quando será registrada a menor temperatura do dia nestas áreas.

 

Outono nas vésperas do verão

Conforme previsto, a temperatura disparou na Grande São Paulo nesta terça-feira. Os termômetros alcançaram os 31°C em vários locais. Na capital, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31,1°C no Mirante de Santana, na zona norte da cidade.

Mas vem aí outra frente fria que vai fazer a população de muitas cidades paulistas puxar o cobertor para dormir nas próximas noites.

Dezembro de 2015 foi bem quente em São Paulo. A temperatura máxima ficou abaixo de 25°C apenas quatro vezes e o mês terminou com média de máxima 2,7 °C acima do normal. Choveu aproximadamente 320 mm, 60% acima da média.

 

Veja como vai ficar a temperatura na cidade de São Paulo

 

A queda da temperatura já começa a ser sentida na tarde desta quarta-feira, mas de forma suave. Os termômetros não vão alcançar marcas tão elevadas como nesta terça-feira. A sensação de abafamento ainda vai predominar pelo menos na madrugada e pela manhã, mas com a chegada do vento frio de origem polar, a sensação térmica vai mudando no decorrer da tarde. Durante a noite, as pessoas mais friorentas poderão até ter a sensação de um friozinho. O choque térmico será bastante acentuado na quinta e na sexta-feira, dias em que a temperatura ficará amena o dia todo na Grande São Paulo e nas cidades do sul e do leste do estado, trazendo a lembrança do outono nas vésperas do início do verão. A nova estação começa no dia 21 de dezembro, às 8h44, pelo horário de Brasília.

 

 

 

Temporais no interior na terça-feira

Nuvens bastante carregadas se formaram pelo interior de São Paulo e provocaram temporais. Em Barretos, choveu 36 mm entre 17h e 18h, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Mas em outras áreas do norte do estado choveu mais de 50 mm apenas em 6 horas.

Na imagem de satélite, as manchas vermelhas e amarelas representam nuvens muito carregadas, com potencial para tempestades, que estavam sobre São Paulo às 20h de 13/12/16.

 

A tabela mostra os maiores acumulados de chuva registrados pelo CEMADEN entre 16h e 20h

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%