Novo ciclone extratropical influencia o RS

18/12/2016 às 16:49
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor chegou a quase 38°C no estado

O último fim de semana da primavera foi marcado por tardes com bastante calor na maior parte da Região. Neste domingo, a temperatura voltou a superar os 35°C em vários locais do Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade gaúcha de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, era o local mais quente no país às 15h, pelo horário de Brasília. A temperatura máxima chegou aos 37,6°C. Em Porto Alegre, até 16h, a máxima foi de 35,0°C.

 

 

Com o aumento do calor  e da umidade sobre o Sul, a chuva voltou a cair forte neste fim de semana. Segundo o INMET,  em Novo Horizonte (SC), entre meio-dia do sábado, 17, e o meio-dia do domingo, 18 de dezembro, foram acumulados 85 mm. Em Dionísio Cerqueira (SC) choveu 90 mm entre 15h do dia 17 e 15h do dia 18 de dezembro.

 

 

 

A semana segue com pancadas de chuva e ar abafado no Sul do Brasil, mas o tempo não fica chuvoso. A chuva será intercalada com períodos de sol, mas três estados podem ter temporais.

 

Ciclone extratropical

O Rio Grande do Sul estará mais sujeito a ventania nas próximas 24 horas por causa da influência de um novo ciclone extratropical sobre o mar, entre o Uruguai e o litoral gaúcho. O valor mínimo da baixa pressão associada com este ciclone não deve ficar abaixo dos 1000 hPa, mesmo assim, o sistema deve provocar fortes rajadas de vento no Rio Grande do Sul e algumas poderão ser da ordem de 90km/h.

Este ciclone extratropical deve provocar ventania também sobre o Uruguai nesta segunda-feira e na terça-feira, 20, começa a afastar em alto-mar diminuindo sua influência no Rio Grande do Sul.

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

15°
min

33°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

20°
min

29°
max

15mm / 67%