Região Sul - verão 2017

18/12/2016 às 14:42
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Qual o efeito da La Niña na estação?

Diferente das outras regiões do Brasil, a Região Sul não tem um período chuvoso ou de seca concentrados em determinadas estações do ano como ocorre com as outras regiões do país.

A chuva nos estados do Sul em geral é regularmente distribuída ao longo do ano. Por ser a porta de entrada das massas polares, é na Região Sul que encontramos as maiores e mais abruptas variações temperatura no decorrer do ano. O verão pode ter situações extremas de muito calor e de temperaturas amenas.

O Sul do Brasil, junto com o Nordeste, é a região que mais fortemente sobre os impactos de fenômenos oceânicos-atmosféricos globais como o El Niño e a La Niña. O verão de 2016 foi sobe a influência de um dos mais intensos El Niño já observados desde os anos 1950. O verão 2017 será sob influência de uma La Niña fraca, que começou a se configurar ainda no outono de 2016.

Um dos efeitos clássicos do El Niño é aumentar a chuva na Região Sul do Brasil. Mas a La Niña não provoca necessariamente seca no verão, como muitas pessoas pensam.

Qual o efeito da La Niña no Sul do Brasil no verão 2017? Confira a análise do meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento.