ASAS ganha força sobre o Sudeste

19/12/2016 às 15:58
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Veja como fica o tempo esta semana

A Região Sudeste vai passar a virada da primavera para o verão com mais calor e menos chuva. O verão começa oficialmente na próxima quarta-feira, 21 de dezembro, às 8h44 pelo horário de Brasília.

As condições para chuva diminuem esta semana porque o sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS (Alta (pressão) Subtropical do Atlântico) se intensifica sobre a Região Sudeste. Com a influência da alta pressão, o nível de umidade no ar vai diminuir, o que reduz a nebulosidade e consequentemente a chance de chover.

O tempo não fica totalmente seco, mas as pancadas de chuva vão ficar escassas na maioria das áreas de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio De Janeiro. O norte mineiro deve passar alguns dias sem chuva.

 

 

A menor influência da ASAS será sobre São Paulo. Por isso, as condições para chuva sobre este estado no decorrer da semana serão bem maiores do que nos demais estados.

O mapa mostra a estimativa de chuva sobre o Sudeste nos próximos cinco dias. O tom de vermelho terra representa baixos volumes de chuva acumulados.

 

 

 

A redução da chuva sobre Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro vai deixar os dias mais quentes esta semana.

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%