Região Norte - verão 2017

20/12/2016 às 21:58
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Como a chuva vai se comportar?

Para a Região Norte, o verão significa o início do período chuvoso do ano. Na linguagem popular, o verão é o começo do "inverno". Tanto no Norte como na faixa norte do Nordeste, o período chuvoso do ano é chamado de "inverno" porque a chuva frequente e a grande quantidade de nuvens reduzem a temperatura.

A época chuvosa no Norte do Brasil começa no verão, mas se prolonga pelo outono na porção norte da Região que abrange Roraima, o Amapá, o norte do Pará e do Amazonas.

Tempestades e sol ao mesmo tempo são comuns na Região Norte, mas uma parte substancial da chuva anual acontece quando a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua forte. Quando isto acontece, muitas áreas da Região Norte passam vários dias consecutivos com predomínio de céu nublado e chuva, o que gera grandes volumes acumulados.

 

Entenda o que é e como atua a ZCIT

 

As médias normais de chuva na Região Norte estão entre as maiores do país. Em janeiro, fevereiro e março, o volume médio de chuva de Belém, capital do Pará, é o segundo ou o terceiro maior do Brasil.

O forte El Niño que influenciou ou Clima no Brasil no verão 2015/2016 reduziu a chuva na Região Norte no verão passado, o que causou problemas para a navegação fluvial e também no abastecimento de água, como ocorreu no Acre.

A situação para o verão 2017 é completamente diferente . A influência do fenômeno La Niña, mesmo fraco, vai atuar positivamente sobre a chuva. O verão 2017 começa com grande atividade da ZCIT, mas como será o restante da estação? Os rios vão se recuperar rápido?

 

 

Confira a previsão climática da Climatempo para a Região Norte, nas explicações do meteorologista Alexandre Nascimento.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

40mm / 90%