Risco de chuva forte no litoral do Nordeste

21/12/2016 às 16:55
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Confira as áreas que vão ficar em atenção

Áreas de nuvens carregadas tendem a avançar do oceano para o litoral do Nordeste e a chuva vai ganhar força nesta quinta-feira (22).


A imagem de satélite das 14 horas desta quarta (21) já mostrava alguns núcleos dessas instabilidades bem próximos ao litoral do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. "Serão várias bandas de nebulosidade que vão avançar para o litoral nordestino", avisa a meteorologista Josélia Pegorim.


Risco de chuva forte 
A zona de convergência intertropical, ZCIT, continua próxima da costa norte do Nordeste e atua com força nos próximos dias. Nesta quinta, o tempo fica instável com previsão de pancadas de chuva frequentes de moderada a forte intensidade no litoral do Maranhão, do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. A chuva pode cair forte até nas capitais, com risco de raios em alguns momentos. Até o final da semana, essas áreas do litoral do Nordeste vão receber mais chuva e a qualquer hora do dia.


Interior do Nordeste fica seco  
Já grande parte do interior da Bahia, o centro-sul do Piauí, o sul do Maranhão e áreas do sertão, vão continuar com o tempo firme. O ar seco que ganhou força nos últimos dias ainda vai predominar até o fim de semana. Faz bastante calor e os índices de umidade do ar ficam baixos beirando os 30% nas horas mais quentes da tarde. 

Quer saber como vai ser o verão no Nordeste?