Onde vai chover mais no Sudeste?

22/12/2016 às 15:44
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba quando chegará a próxima frente fria

Depois da chuvarada de novembro e da primeira quinzena de dezembro, a quantidade de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva diminuíram bastante sobre a maioria das áreas da Região Sudeste do Brasil nas vésperas do início do verão. Os temporais e a maior densidade de nuvens ficaram concentrados sobre São Paulo nos últimos dias e causaram o transbordamento de córregos na cidade de São Paulo.

 

Confira a tendência climática para o verão 2017 no Sudeste

 

A redução da chuva e da nebulosidade no Rio De Janeiro, no Espírito Santo e sobre Minas Gerais fez com que o calor naturalmente aumentasse. A cidade do Rio tem registrado cerca de 35°C nos últimos três dias. Aliás, o estado do Rio ficou entre os locais mais quentes do país na primeira tarde do verão 2016/2017. Cidades do norte de Minas Gerais e do sul do Espírito Santo registraram 34°C.

 

 

ASAS influencia o Sudeste

A imagem de satélite mostra a distribuição da nebulosidade sobre a Região Sudeste às 14h do dia 22 de dezembro. A maior quantidade de nuvens estava sobre São Paulo e esta situação vem sendo observada nos últimos três dias.

 

 

A menor quantidade de nuvens sobre o Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro é o efeito da influência da Alta Subtropical do Atlântico Sul - ASAS, um grande sistema de alta pressão atmosférica que faz parte da circulação geral da atmosfera.

A ASAS começou a atuar com mais força sobre o Sudeste nos últimos dias e foi isto que causou a diminuição da nebulosidade e da chuva. Até o sábado, 24, este sistema ainda terá bastante influência na distribuição da chuva, que deve continuar concentrada em São Paulo. Mas a partir do domingo a situação começa a mudar.

 

Vai viajar? Verão exige mais atenção nas estradas!

 

Como vai fica o tempo no fim de semana do Natal e o primeiro do verão? Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim.

 

 

 

 

Frente fria no fim de 2016

A última frente fria de 2016 deve ter força para chegar ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro aumentando as condições para chuva na Região. Mas isto só deve ocorrer depois do dia 27 de dezembro.

 

Os mapas mostram a estimativa de chuva para os próximos 10 dias na Região Sudeste. O aumento da chuva no segundo mapa já é a influência da última frente fria de 2016.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

30°
max

0mm / 0%

Natal - RN

24°
min

29°
max

50mm / 90%