Oferecido por
Temporais em Santa Catarina
Nuvens muito carregadas cresceram no litoral de Santa Catarina provocando temporais inclusive na região de Florianópolis. A chuva intensa causou súbita redução da visibilidade no aeroporto da capital catarinense por volta das 16h. Uma forte rajada de vento chegou aos 61 km/h. Segundo o
CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - choveu cerca de 24 mm entre 13h40 e 16h40 em na região de Areias Campeche, em Florianópolis.
Na imagem de satélite, a mancha azul clara que está sobre Florianópolis indica a nebulosidade que provocou o temporal.
Calor no Rio Grande do Sul
As temperaturas no Rio Grande do Sul continuaram muito elevadas nesta quinta-feira (22). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima chegou aos 35,5°C na capital gaúcha. Porto Alegre foi a segunda capital mais quente nesta quinta-feira, perdendo por 2 décimos para o Rio De Janeiro. Em Bagé, no sul do Rio Grande do Sul, a temperatura chegou aos 36,0°C
O calor intenso é sentido há vários dias pelo interior do estado com temperaturas acima dos 33°C em diversos municípios. Na primeira tarde do verão, no dia 21 de dezembro, a máxima foi de 33,6 °C em Santa Maria, de 33,2°C em Porto Alegre, de 35,2°C em Bagé e de 35,4°C em Uruguaiana.
O forte aquecimento e a umidade que chega do interior do Brasil, além da aproximação de uma frente fria, favoreceram a formação de algumas nuvens carregadas em diversas áreas da Região Sul. As pancadas de chuva com raios voltaram a ocorrer sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e também sobre Santa Catarina e o Paraná. A chuva caiu forte pontualmente.
Nova frente fria
O aumento do calor acontece devido a aproximação de uma nova frente fria. É a situação meteorológica chamada de pré-frontal. Nesta sexta-feira (23), a frente fria chega ao Rio Grande do Sul e aumenta o risco de temporais por todo o estado, inclusive na Grande Porto Alegre. A chuva será mais generalizada e principalmente a partir da tarde. Atenção com os ventos fortes. As rajadas de vento podem chegar a 80 km/h.
O fica mais abafado em Santa Catarina e do Paraná e também há potencial para temporais entre a tarde e a noite.
Essa frente fria vai ser depois, desviada para o oceano. Sua massa polar é fraca e o impacto nas temperaturas será pequeno. O calor vai apenas diminuir um pouco.
Quer saber como vai ficar o fim de semana do Natal?
Alerta total na segunda-feira
Os meteorologistas já estão acompanhado outra frente fria, desta vez mais forte, que deve chegar na segunda-feira (26), depois do Natal. O alerta é para chuva intensa e e volumosa. A fronteira com o Uruguai deve receber os maiores acumulados de chuva. Há risco de ventania. A região metropolitana também poderá ser atingida pela chuva forte.
O verão começou! Veja como será a nova estação na Região Sul do Brasil!
Muito mais do verão 2017 você encontra em nosso novo canal!