Rio registra 40°C, mas não bate recorde

26/12/2016 às 17:47
por Angela Ruiz

Atualizado 27/12/2016 às 19:03

Oferecimento
Semana de praia no litoral fluminense

Mais um ano passou voando e as festividades anunciam a chegada de 2017. E aí, o que fazer? Brasil ou exterior? Praia ou campo? Ficar em casa? Todas essas perguntas surgem à medida que os termômetros começam a subir.

 

Calor perto do recorde

O calor foi intenso no Rio De Janeiro nesta terça-feira, 28 de dezembro, mas não bateu o recorde para 2016. A temperatura máxima oficial registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 40,0°C em Santa Cruz, na zona oeste da cidade do Rio. O recorde atual de maior temperatura do ano é 40,6°C registrado no dia 10 de fevereiro.

Por volta de 14h, a estação meteorológica localizada em Guaratiba e operada pelo sistema Alerta Rio, registrava 42,3ºC , com umidade relativa do ar em torno de 30%. A sensação térmica era de 45°C neste horário. Na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro,  no aeroporto Jacarepaguá, um lugar afastado da praia, a temperatura às 11 horas era de 38°C e ao meio-dia chegou aos 40°C. Apesar do ar seco neste local, com umidade relativa do ar de apenas 34%, a sensação térmica no corpo era de um calor de 45°C.

 

Se você não é daqueles que fogem de qualquer agitação que envolva pessoas vestidas de branco ou que considera pular as sete ondinhas um ato sagrado na noite do dia 31 e pode ainda estar pensando para onde ir nestes últimos dias do ano saiba que o calor vai predominar no país. A última semana do ano será marcada por sol forte e muito calor na maior parte do Brasil.

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, até o dia 31 de dezembro, o calorão vai predominar no estado fluminense e as pancadas de chuva nas praias acontecem a partir da tarde por causa do calor.

 

Acompanhe a previsão do tempo nas praias

 

Virada do ano 

O estado do Rio de Janeiro vai continuar com muito calor e pouca chuva no último final de semana de 2016 quando acontecem as festas da virada do ano. Com o calor intenso não se pode descartar completamente a possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde e início de noite, mas especialmente pelo interior do estado do Rio de Janeiro. Vale ressaltar, que a chuva será de curta duração e a chance de atrapalhar as festividades do Ano Novo é muito pequena. Não há expectativa de chuva para a cidade do Rio e nem para outras áreas do litoral fluminense.

 

6 destinos para fugir da muvuca no réveillon

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

17°
min

28°
max

0mm / 0%