Novo recorde de calor em Curitiba

26/12/2016 às 16:38
por Josélia Pegorim

Atualizado 26/12/2016 às 17:46

Oferecimento
Sensação térmica de 50°C no sul de SC

Novo recorde de calor em Curitiba

O calor bateu recorde em Curitiba nesta segunda-feira, 26. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 33,2°C. O recorde anterior para 2016 era de 32,6°C, em 7 de abril.

A madrugada do dia 26 de dezembro foi a segunda mais quente do ano em Curitiba, capital do Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 20,7°C de temperatura mínima. Esta foi a maior mínima em Curitiba em 8 meses, desde 9 de abril, quando a temperatura mínima também foi de 20,7°C.

Mas o calor deve aumentar no Paraná nesta terça-feira e novos recordes de calor poderão ser batidos.

 

Sensação térmica de 50°C

O calor continuava muito intenso por quase todo o Sul do Brasil no começo da tarde desta segunda-feira, 26. Às 14h (Brasília), pela medição das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, cidades da Grande Porto Alegre e do sul de Santa Catarina estavam entre as 10 mais quentes do Brasil. Em Urussanga (SC), a temperatura era de 36,8°C e em Campo Bom (RS), a temperatura chegou aos 38°C, às de 13h.

O aeroporto de Porto Alegre registrou 38°C, às 16h, e às 14h, a sensação térmica no aeroporto de Criciúma chegou aos 50°C, com temperatura real do ar de 37°C.

O aumento da temperatura no Sul do Brasil pode ser explicado pela combinação de muitas horas com sol forte e os ventos quentes que predominam sobre a Região Sul. A aproximação de uma frente fria colabora para aumentar o calor, pressionando o ar quente que já está sobre a Região Sul.

 

Entenda a relação da umidade no ar com a sensação térmica

 

Calor pode bater recorde em Florianópolis

A terça-feira, 27 de dezembro poderá ser com recorde de calor em Florianópolis, capital de Santa Catarina. A Climatempo prevê temperatura de 38°C e se for confirmada será a maior temperatura em Florianópolis em 2016 e também a maior temperatura na cidade desde 12 de janeiro de 2015 quando a temperatura também chegou aos 38°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

Alerta para temporais

O calor diminuiu só na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai por causa do aumento da nebulosidade e da chuva de uma frente fria. Uruguaiana foi o lugar mais quente do Brasil no dia de Natal, com temperatura de 38,6°C, mas com a chuva, a temperatura despencou nesta segunda-feira. Na madrugada, a temperatura ainda chegou aos 29°C, mas às 15h já havia baixado para 21°C.

Esta frente fria avança pelo litoral da Região Sul nas próximas 48h estimulando a formação de muitas nuvens carregadas sobre todos os estados que vão provocar temporais no decorrer da semana. Confira alerta para a Região Sul.

 

Canal verão: dicas de saúde, turismo, esporte e muito mais para ajudar você na estação mais quente do ano

 

Mesmo após o afastamento desta frente fria, as áreas de instabilidade permanecem sobre o Sul e as fortes pancadas de chuva vão continuar. Além da chuva intensa, há risco de ventania.

Esta frente fria traz pouco ar polar, mas o aumento da nebulosidade e a chuva vão diminuir o calor no Sul no decorrer da semana.

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%

Natal - RN

24°
min

31°
max

5mm / 67%