Novo recorde de calor em Florianópolis

28/12/2016 às 11:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Veja a previsão para virada para 2017

A tarde do dia 27 de dezembro foi a mais quente de 2016 até agora em Florianópolis, capital de Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 38,0°C! O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 36,4°C no dia 27 de fevereiro.

A tarde de ontem foi a mais quente em Florianópolis em quase 2 anos, desde 12 de janeiro de 2015, quando a temperatura máxima também foi de 38,0°C.

Considerando apenas os meses de dezembro, a tarde de ontem foi a mais quente desde 2012, quando a temperatura máxima alcançou 38,0°C no dia 26/122012.

 

Menos calor

O sol já aparecia forte no começo da manhã desta quarta-feira em Florianópolis e em praticamente todas as regiões do estado de Santa Catarina, depois do calor intenso e dos temporais de ontem.

Os catarinenses ainda vão sentir muito calor hoje, mas os termômetros não devem atingir marcas extremas como ontem. Além dos 38,0°C em Florianópolis, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,6°C em Indaial e 38,5°C em Itajaí. O calor hoje não será tão intenso por causa da passagem de uma frente fria que passou em alto-mar pelo litoral catarinense. O ar polar que veio com esta frente fria é fraco, mas ajuda a baixar a temperatura.

 

Acompanhe a evolução das nuvens sobre o Sul do Brasil pelas imagens de satélite

 

 

Que calor é esse? Entenda porque fez tanto calor no dia 27/12/2016.

 

Temporais

Novas áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil no decorrer desta quarta-feira espalhando nuvens carregadas sobre Santa Catarina com potencial para temporais. Fortes pancadas de chuva e raios devem ser esperadas para tarde e noite de hoje. Há risco de ventos fortes.

 

Canal verão: informação sobre saúde, esportes, turismos e muito mais para passar o verão!

 

Virada para 2017

O tempo vai permanecer bastante instável em Santa Catarina e em todo o Sul do Brasil nos próximos dias. A baixa pressão atmosférica predomina sobre a Região Sul e também sobre o Paraguai e o norte da Argentina, o que vai manter as condições para a formação das nuvens carregadas por todo Sul. Por isso, toda a Região Sul está sujeita a temporais frequentes nos últimos dias de 2016, especialmente à tarde e à noite.

Em Santa Catarina, o dia 31 de dezembro será marcado por muitas nuvens desde cedo, com previsão de chuva já pela manhã. O ar fica abafado e a chuva pode cair forte e com raios principalmente à tarde e à noite.

Em Florianópolis, o risco de chuva na noite do dia 31 de dezembro e na madrugada do dia 1 de janeiro de 2017 é muito alto.

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%