Rio de Janeiro fecha 2016 com 40°C

30/12/2016 às 21:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Confira a previsão atualizada para a virada

O estado do Rio De Janeiro termina o ano de 2016 com muito calor, sol forte e também risco de alguns temporais.

O calor do último dia de 2016 será igual ou pior do que o registrado nos últimos dias. Os termômetros podem alcançar o dígito de 40°C na capital e também em outras áreas do interior e do litoral fluminense. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura na sexta-feira, 30 de dezembro, chegou aos 39,0°C na cidade do Rio de Janeiro e aos 39,3°C em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense.

 

Temporais

Com o calor intenso e a umidade no ar elevada, não se pode descartar a possibilidade de pancadas de chuva e temporais como os que ocorreram nesta sexta-feira. Porém, da mesma forma, a chuva que ocorrer neste sábado não deve ser generalizada e nem vai persistir por muitas horas. Porém, há risco de raios e de fortes rajadas de vento que podem alcançar velocidades entre 60 km/h e 80 km/h.

As fortes pancadas de chuva podem ocorrer em quase todas as regiões fluminenses, mas não deve chover no Norte e no Noroeste, apesar do calor de quase 40°C.

 

Confira o balanço do temporal no Grande Rio em 30/12/2016, com ventos de quase 100 km/h

 

 

Virada para 2017

O sábado, 31 de dezembro de 2016, será com sol forte e calorão e algumas pancadas de chuva no estado do Rio de Janeiro. A chuva pode cair forte, mas deve parar anda no começo da noite. Assim, a chance de chover na hora da passagem para o ano novo é baixa.

Na cidade do Rio de Janeiro, apesar do risco de chover forte entre o fim da tarde e o começo da noite. A virada para 2017 também deve ser com tempo firme. Não há previsão de ventos intensos e nem de grande agitação no mar que possam prejudicar o espetáculo dos fogos de artifício. As ondas devem ficar entre 0,5m e 1,0m. A previsão é de uma noite de calor.

Para o domingo, 1 de janeiro de 2017, a previsão é que todo o estado do Rio continue com muito sol e calor. As pancadas de chuva podem ocorrer à tarde e à noite no centro-sul do estado do Rio incluindo o Grande Rio. Há risco de raios e de chuva moderada a forte

As condições para chuva aumentam no dia 2 de janeiro com a chegada de uma frente fria, que não traz muito ar polar, mas vai ajudar a aliviar o calor.

 

7 Perigos causados por onda de calor e como se prevenir

 

Alta pressão influencia o RJ

O estado do Rio de Janeiro tem estado sob a influência de um sistema de alta pressão (massa de ar quente e mais seco) conhecido como Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) que reduz a umidade, a nebulosidade e inibe o crescimento das nuvens. Por isso tem chovido pouco nesta última semana de 2016. A diminuição da nebulosidade faz com que sol apareça forte por mais tempo aquecendo o ar.

 

Saiba mais sobre o efeito dos sistemas alta pressão

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

20°
max

40mm / 90%