Um pouco de chuva para o ES

27/01/2017 às 12:47
por Angela Ruiz

Atualizado 27/01/2017 às 17:19

Oferecimento
Saiba como termina o mês no estado

Um sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) está atuando sobre o Espírito Santo. Este sistema de alta pressão causa um movimento de ar de cima para baixo que inibe o crescimento de nuvens, reduz a nebulosidade, umidade e o crescimento de nuvens de chuva. Com isso, o sol aparece mais forte sem expectativa de chuva nesta sexta-feira (27).

 

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última vez que choveu forte em Vitória foi entre os dias 12 e 13 de janeiro quando foram acumulados nestes dias aproximadamente 21 milímetros de chuva. De lá pra cá não houve mais registro de precipitação. A média do mês é de 143 milímetros.

 

A boa notícia é que os últimos dias de janeiro vão terminar com um pouco de chuva no Espírito Santo. A partir deste sábado (28), o sistema conhecido como ASAS perde força e as condições de chuva aumentam por todo o estado no fim de semana.

 

Vale lembrar, que não é uma chuva contínua que vai reverter o quadro de seca que atinge várias cidades, mas são pancadas de chuva com risco de temporal, principalmente no interior capixaba. Pelo litoral, a chuva cai de forma passageira e ajuda a aliviar o calorão, pelo menos até a próxima terça-feira (31).

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

22°
min

33°
max

2mm / 90%