Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Janeiro chuvoso em São Paulo e sul do Rio de Janeiro

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Janeiro chuvoso em São Paulo e sul do Rio de Janeiro

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    2 min de leitura

    Oferecido por

    As temperaturas elevadas típicas do verão propiciam pancadas recorrentes de chuva sobre o Sudeste em janeiro, especialmente sobre a faixa leste de São Paulo, o centro-sul do Rio De Janeiro e a Zona da Mata em Minas Gerais. Com a umidade convergente sobre a porção sul do Sudeste em meados de janeiro, a área que mais recebeu a chuva persistente e volumosa da ZCAS foi o litoral de São Paulo e a Costa Verde do Rio de Janeiro.

    O gráfico a seguir exibe a anomalia de precipitação em relação à Climatologia no período entre 01/01/2017 e 27/01/2017. Os tons de azul representam as áreas onde choveu acima da média climatológica de chuva para o período indicado, enquanto os tons laranjas representam as áreas onde a chuva acumulada no período indicado ficou abaixo da média climatológica.

    Anomalia de precipitação acumulada entre 01-27/01/2017


    Além de se perceber facilmente a faixa azulada sobre São Paulo, Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira e sul do Rio de Janeiro, área onde a ZCAS foi mais ativa em janeiro, nota-se a aridez atípica do norte de nordeste de Minas Gerais e do Espírito Santo, decorrentes da influência de massas de ar seco continentais e da circulação anticiclônica associada à Alta Subtropical do Atlântico Sul, especialmente na faixa litorânea que vai do norte do Rio ao sul da Bahia.  

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias