Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporal em Brasília: quase 38 mm em 1 hora

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Temporal na noite de segunda-feira

Nuvens muito carregadas avançaram sobre Brasília na noite desta segunda-feira, 6 de fevereiro, provocando novos temporais. Entre 18h e 19h, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,8 mm. Em duas horas, entre 17h e 19h choveu 46,6 mm.

A imagem de satélite mostra as nuvens carregadas que se espalharam sobre o Distrito Federal por volta das 19h.

 

 

Madrugada mais fresca do ano

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a madrugada da segunda-feira, 6 de fevereiro, foi a mais fresca do ano até agora em Brasília. A temperatura mínima foi de 16,6°C, a menor do ano. O recorde anterior era de 17,0°C, em 1 de janeiro.

A queda da temperatura está relacionada com a chuva. Choveu forte no fim da madrugada e começo da manhã desta segunda-feira.

 

Tempo úmido

Fevereiro começou com mais umidade sobre o Distrito Federal, o que tem favorecido a ocorrência de chuva nestes primeiros dias do mês. Em seis dias, a Brasília acumulou 49,1 mm pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A média histórica para o mês de fevereiro é de 215 mm. A boa notícia é que nos próximos dias a umidade vai permanecer mais elevada e a previsão é de mais chuva.  


A segunda-feira já começou com chuva forte em Águas Emendadas (DF) e choveu 20 mm em apenas duas horas, entre 6 e 8 horas. O sol já predomina novamente, mas o ar está quente e a partir da tarde há previsão de novas pancadas de chuvas no Distrito Federal e inclusive em Brasília.  


Áreas do Distrito Federal enfrenta racionamento de água desde meados de janeiro, resultado de uma crise hídrica que vem se agrando desde 2016. O mês de janeiro terminou novamente com chuva abaixo da média, cerca de 40%, em Brasília. Historicamente novembro, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses do ano que mais chove na capital.

 

Semana de mais chuva no DF 
A circulação dos ventos está favorecendo a entrada de mais umidade no Distrito Federal, vinda do Norte do Brasil. O tempo fica bastante abafado e a chuva deve acontecer com maior frequência, intercalada por períodos de sol, ao longo da semana. Há risco de chuva forte. 

A mapa de chuva estimada até o dia 11 de fevereiro mostra volume acumulado acima dos 100 mm para os próximos dias. Confira:

 

Veja no Agroclima: Produtor encontra dificuldade para pulverizar a soja 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias