Instabilidade volta influenciar o Sul

09/02/2017 às 13:10
por Angela Ruiz

Atualizado 09/02/2017 às 23:38

Oferecimento
Saiba onde vai chover forte

Nesta sexta-feira (10), uma acentuada queda da pressão atmosférica e a circulação de ventos vão colaborar para a formação de áreas de instabilidade sobre o oeste gaúcho. A chuva pode cair de forma moderada. Na região central do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também o oeste do Paraná, o predomínio será de sol e pancadas isoladas de chuva à tarde. Florianópolis, Vale do Itajaí, Curitiba, litoral do Paraná, Campo Mourão e Londrina amanhecem com bastante nebulosidade e depois o sol aparece forte e faz calor à tarde sem chuva.

 

 

 

Monitoramento de tempestades em áreas e pontos específicos 

 

No sábado (11), dois sistemas de baixa pressão vão favorecer o aumento das áreas de instabilidade que já estavam sobre o oeste gaúcho. As condições atmosféricas são suficientes para provocar chuva forte e frequente ao longo do dia. A população da região de Campanha e de Uruguaiana devem ficar atentas ao tempo fechado, chuvoso com risco de raios e rajadas de vento que podem passar dos 60km/h.

 

Em Porto Alegre, o tempo fica mais instável com a influência destes sistemas. Na capital, o predomínio será de muitas nuvens e não dá para descartar o risco de chuva moderada a qualquer hora do dia. As demais áreas da Região terão muito sol e calor. No leste catarinense chove somente pela manhã. O Paraná, centro-oeste de Santa Catarina e o norte gaúcho podem registrar pancadas típicas de verão de forma isolada á partir da tarde.

 

O mapa abaixo mostra a estimativa do volume de chuva que poderá ser acumulado sobre o Sul do Brasil até o dia 14/02.

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

28°
max

6mm / 80%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

5mm / 80%

FASES DA LUA

  • Nova
    15/02
  • Crescente
    23/02
  • Cheia
    31/01
  • Minguante
    07/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09