Sul ainda pode ter chuva forte

10/02/2017 às 12:16
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/02/2017 às 15:14

Oferecimento
Baixa pressão atua no Paraguai

Fortes áreas de instabilidade se desenvolvem entre o Paraguai e o norte da Argentina provocando temporais. As nuvens carregadas crescem por causa da acentuada queda da pressão atmosférica que ocorre nesta região.

Nas imagens de satélite, as manchas vermelhas representam as nuvens com maior potencial para tempestades.

 

 

Parte destas áreas de nuvens carregadas avançam sobre os estados do Sul do Brasil e também provocam temporais

Foi o que ocorreu nesta quinta-feira em algumas localidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 80,4 mm na cidade gaúcha de Santa Maria, entre 10h do dia 9 e 10h do dia 10 de fevereiro. No mesmo período choveu 49,6 mm em Novo Horizonte (SC), 46,2 mm em Ibirubá (RS), 43,8 mm em Xanxerê (SC) e 30,4 mm em Campina da Lagoa (PR).

Além da chuva intensa, houve intensa queda de granizo em áreas oeste de Santa Catarina.

 

Sexta sem chuva em algumas áreas do Sul

Apesar da influência das áreas de instabilidade do Paraguai, não há expectativa de chuva para esta sexta-feira sobre o centro-norte do Paraná, nem para o leste de Santa Catarina e para o litoral norte do Rio Grande do Sul.

No leste do Paraná, onde está a Grande Curitiba, não deve chover mais à tarde e nem à noite, apesar da presença de nebulosidade.

No oeste e sul do Paraná, nas outras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul ainda ocorrem pancadas de chuva com raios na tarde e noite desta sexta-feira, que podem ser moderadas a fortes em alguns locais. Há risco de raios e de rajadas de vento moderadas a fortes, entre 60 km/h e 80 km/h.

 

 

Baixa pressão se intensifica no fim de semana

Todos os estados da Região Sul do Brasil ainda terão pancadas de chuva no fim de semana, porém, a maior preocupação com chuvas fortes é sobre o Rio Grande do Sul. O sistema de baixa pressão que já influencia o Sul vai se intensificar no fim de semana entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina. Por isso, é este estado que terá maior quantidade de nuvens, chuva mais frequente e maior risco de chuva forte.

Em Santa Catarina e no Paraná, a maior parte do fim de semana será com sol, calor a pancadas de chuva passageiras à tarde e em parte da noite.

 

Confira mais explicações sobre a baixa pressão no vídeo

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR


min

21°
max

0mm / 0%