Chance de chover no RJ diminui ainda mais

13/02/2017 às 17:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor aumenta nos próximos dias

A chuva anda escassa em fevereiro por quase todo o estado do Rio De Janeiro. Na cidade de do Rio, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em 13 dias só choveu cerca de 21 mm na praça Mauá, no centro do Rio, sendo que a média para este mês é de aproximadamente 130 mm.

Alguns temporais ocorreram na primeira semana de fevereiro, principalmente em cidades do sul do estado do Rio e na região serrana, mas de forma geral, tem sobrado calor e faltado chuva.

A chuva vai rarear ainda mais até o fim do mês e o calor vai aumentar em todo o estado do Rio nos próximos 15 dias. O motivo é a diminuição das condições para chuva e da nebulosidade por causa da maior influência do sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS. O aumento da pressão do ar reduz naturalmente a umidade no ar e consequentemente a chance de formação das grandes nuvens que podem provocar chuva.

 

ASAS ganha força sobre o Brasil

 

A ASAS se intensifica sobre o Rio de Janeiro já a partir desta terça-feira, 14 de fevereiro e a previsão é de que continue influenciando todo o estado do Rio de Janeiro até o fim do mês.

Com menos nuvens e menor possibilidade de chuva, o número de horas de sol forte será alto, o que vai facilitar o aquecimento do ar e a elevação da temperatura. Além disso, não há expectativa de o ar polar das frentes frias chegue ao Rio de Janeiro pelo menos nos próximos 10 dias.

 

A semana segue com sol forte no estado do Rio de Janeiro. O calor tende aumentar. Poucas pancadas de chuva poderão ocorrer nos próximos dias em áreas do interior fluminense, especialmente na Região Serrana e no Médio Paraíba. Não há expectativa de chuva para a cidade do Rio de Janeiro pelo menos até o sábado , 18 de fevereiro.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

32°
max

8mm / 90%