Nordeste muito instável

14/02/2017 às 12:52
por Angela Ruiz

Oferecimento
Volume de chuva é alto no litoral do MA

Áreas de instabilidade formadas pela ZCIT - Zona de Convergência Intertropical ajudam a formar nuvens pesadas de chuva sobre a costa norte do Maranhão. O litoral do Maranhão registrou o maior volume de chuva no Brasil. Entre às 10 horas de ontem (13) e 10 horas desta terça-feira (14), na região do Farol Preguiças, foram acumulados 102,0 milímetros, segundo o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia. Ainda de acordo com o órgão, na estação convencional de Turiaçu, neste mesmo período, foram acumulados 86,2 milímetros.

 

Porque a chuva aumentou no Nordeste

 

A situação é de alerta no litoral do Maranhão porque a chuva vai continuar persistente, segundo os meteorologistas da Climatempo.

 

O alerta para o risco de chuva forte se estende também para os estados do Piauí, Ceará e algumas localidades do oeste da Bahia. Os demais estados do Nordeste, inclusive a faixa leste nordestina seguem com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva de forma rápida e fraca.

 

Acompanhe a previsão para o Nordeste

 

Até, quarta-feira, (15), a ZCIT- Zona de Convergência Intertropical estará próxima da costa norte do Nordeste e os estados do Maranhão, Piauí e Ceará estarão sujeito as pancadas de chuva. Apesar da chuva, o calor é grande em todo o Nordeste. Na faixa leste, a chuva acontece de forma passageira. 

 

Uma massa de ar seco vai ganhar força nos próximos dias sobre o interior de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Bahia e irá inibir a ocorrência de chuva.  

 

Tarde fresca em São Luís