Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Chuva enfraquece no TO e em parte do PA

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva enfraquece no TO e em parte do PA

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Tem chovido muito desde o início de fevereiro sobre o Pará e sobre o Tocantins. Em Palmas, capital do Tocantins, a chuva acumulada em 15 dias estava 7% acima da média normal. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia choveu cerca de 231,0 mm.

     

     

    No Pará, a chuva tem sido frequente e forte especialmente no leste e nordeste do estado. Em Marabá, o INMET contabilizou quase 440 mm em 15 dias, sendo que a média é 405,0 mm. A região de Tucuruí já acumulou pouco mais de 250 mm em nestes 15 dias.

    Cidades do Amazonas, do Pará e também do Tocantins estavam novamente na lista dos 10 locais que receberam os maiores volumes de chuva no Brasil, entre a manhã do dia 14 e a manhã do dia 15 de fevereiro.

    A tabela mostra os maiores volumes de chuva no Brasil entre 10 horas do dia 14 e 10 horas do dia 15 de fevereiro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

     

     

     

    Fevereiro é um mês de chuva frequente e forte em quase toda a Região Norte. Mas chuva tem caído de forma muito volumosa especialmente no Pará, no Tocantins e no litoral do Amapá por causa da forte influência da Zona de Convergência Intertropical, um dos principais de sistemas meteorológicos que atuam no Brasil durante o verão e responsável por grande porção da chuva anual em quase toda a Região.

     

    Chuva diminui no TO e no sul do PA

    Nos próximos dias, uma mudança na circulação dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera pelo interior do Brasil vai reduzir a chuva sobre o Tocantins e sobre a porção mais ao sul do Pará.

     

    Uma parte nesta mudança de ventos é provocada pelo deslocamento de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN). Na animação, o tom de marrom representa áreas que estão com pouca nebulosidade. As nuvens aparecem em tons de verde, azul e de amarelo. Repare que o sul do Tocantins ficou no tom de marrom indicando a diminuição da nebulosidade.

     

     

     

    Atuação VCAN reduz as condições para chuva no em parte do Tocantins e no sul e leste do Pará até o sábado, mas a chuva volta com maior frequencia a partir do domingo.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias