Muito calor em MS

21/02/2017 às 17:23
por Angela Ruiz

Oferecimento
Saiba como fica o tempo nos próximos dias

Mas que calor ôôô! Mas que calor ôôô! 

É ritmo de marchinha e também a expressão mais ouvida no Mato Grosso do Sul nestes últimos dias! Realmente, o calorão não tem dado trégua ao 21° estado mais populoso do Brasil. Até às 16 horas, horário de Brasília, desta terça-feira (21), Mato Grosso do Sul, foi o estado mais quente do país.

 

Dados da estação automática, do Instituto Nacional de Meteorologia, mostram que das 10 maiores temperaturas registradas no país, até às 16 horas, horário de Brasília, 6 locais eram do Mato Grosso do Sul. Observe a tabela abaixo:

 

 

Para você ter uma ideia do calor fora do normal que está fazendo no Mato Grosso do Sul, na tarde do último domingo (19), a cidade de Água Clara registrou temperatura de 36,9°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta terça-feira, (21), o termômetro marcou 37,5°C, às 16 horas, horário de Brasília. Ou seja, o calorão não tem dado trégua, a temperatura tem passado facilmente dos 35°C, em várias cidades e a chuva quando ocorre é em forma de pancada isolada e mal distribuída.

 

Outra coisa que tem chamado atenção é a quantidade de água disponível no solo. A ausência de chuva frequente associada a alta temperatura tem provocado um aumento nas taxas de evapotranspiração, causando uma redução ainda mais significativa dos índices de umidade do solo.

 

 

Próximos dias

Mato Grosso do Sul está vivenciando um período de chuvas mal distribuídas e pancadas irregulares que acontecem por causa do tempo quente e úmido.    

Apesar da previsão indicar pancadas de chuva nos próximos dias os ventos vão continuar quentes no Mato Grosso do Sul e as temperaturas elevadas. Pelo menos, até sexta-feira, véspera do Carnaval, não há expectativa para chuvas mais volumosas e frequentes sobre o estado.

 

Acompanhe a previsão para o Centro-Oeste

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

30°
max

0mm / 0%