ALERTA

1 notificações

Volta a chover forte no Sul

28/02/2017 às 14:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Março começa instável

O sol forte, calor e tempo seco predominaram na Região Sul do Brasil durante os dias de Carnaval, mas o tempo volta a ficar instável a partir desta quarta-feira.

Grandes áreas de instabilidade se desenvolvem entre o norte da Argentina e o Paraguai por causa da acentuada queda da pressão atmosférica que volta a ocorrer sobre estas regiões. A baixa pressão do ar, o ar muito quente e úmido geram grande quantidade de nuvens carregadas e que provocam tempestades.

No começo da tarde desta terça-feira, 28 de fevereiro, radares meteorológicos detectavam áreas de chuva forte invadindo o oeste do Rio Grande do Sul, vindas da Argentina. Em apenas 1 hora, entre 13h e 14h, choveu quase 23 mm em São Borja, cidade gaúcha da fronteira com a Argentina.

 

 

Estas áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil no decorrer desta quarta-feira e todos os estados vão sentir o aumento da nebulosidade. Pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer nos três estados, especialmente à tarde e à noite. Mas o oeste da Região Sul pode ter chuva também pela manhã.

A situação é de alerta para temporais e com risco de granizo. Podem ocorrer também fortes rajadas de vento, entre 70 km/h e 90 km/h.

 

 

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

Frentes frias

Entre esta quarta, 1 de março, e a quinta-feira, dia 2, uma frente fria passa pelo litoral do Rio Grande do Sul e se afasta rapidamente para alto-mar. Esta frente fria é fraca e sua massa polar não tem força para entrar no interior do Sul do Brasil e refrescar o ar.

Mas uma segunda frente fria está sendo esperada para a sexta-feira no Rio Grande do Sul. Esta frente fria vem com mais força e vai intensificar muito as áreas de instabilidade que ficam sobre o Sul do Brasil nos próximos dias.

Na sexta-feira e no primeiro fim de semana de março, a população da Região Sul deve ficar ainda mais atenta porque o risco de tempestades é alto nos três estados.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima