Chuva forte para parte do Sudeste

02/03/2017 às 14:43
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Algumas áreas ficam secas

Chuva aumenta em parte do Sudeste

Nos próximos dias, as condições para chuva aumentam em parte do Sudeste do Brasil, mas ao mesmo tempo diminuem em algumas áreas.

Sobre o estado de São Paulo, o centro-sul do Rio De Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais e a região do Triângulo Mineiro, as áreas de instabilidade se intensificam e espalham nuvens carregadas que podem provocar temporais.

Nesta sexta-feira, o aumento da nebulosidade e das condições para chuva será percebido principalmente sobre o estado de São Paulo, mas no fim de semana o risco de temporais já será maior também na região do centro-sul do Rio de Janeiro, centro-sul de Minas e no Triângulo.

Nas capitais, o risco de chuva forte entre esta sexta-feira e o domingo, 5 de março, é maior em São Paulo.

 

 

Acompanhe  o aumento da nebulosidade pelas imagens de satélite

 

 

Onde a chuva diminui?

Para a região do Espírito Santo, do norte do estado do Rio de Janeiro e do norte e leste de Minas Gerais, que inclui as regiões do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, a tendência é de tempo mais quente e seco nesta sexta-feira e no primeiro fim de semana. Estas áreas voltam a ficar sob a influência de um sistema de alta pressão atmosférica que vai reduzir as condições para chuva. Com a diminuição da nebulosidade e da chuva, o sol forte predomina até o domingo e o calor aumenta.

 

Março começa com frente fria no BR

 

Frente fria

A intensificação de sistemas de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina, o Brasil e o Paraguai, e o deslocamento de uma frente fria que consegue chegar ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro na segunda-feira, 6 de março, vai estimular muitas áreas de instabilidade em parte do Sudeste. Esta frente fria que chegará ao litoral do Espírito Santo na terça-feira, 7 de março, fazendo com que as condições para chuva aumentem.

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

Entenda porque a chuva aumenta e diminui ao mesmo tempo na Região Sudeste.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

30mm / 67%